NOTÍCIAS

Praia Grande/SP pretende ampliar quantidade de água captada em cisternas

Área de Transbordo e novo trecho de Orquidário receberão equipamentos

 praia-grande

Cerca de 50% do consumo de água utilizada no trabalho de limpeza e manutenção urbana em Praia Grande é economizada – Foto: Rodrigo Montaldi/DL

Atualmente, cerca de 50% do consumo de água utilizada no trabalho de limpeza e manutenção urbana em Praia Grande é economizado mensalmente graças à utilização de água de reuso, captada através de sistema de cisternas, instaladas desde 2009 pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Somando todos os equipamentos, a capacidade total é de 315 mil litros (equivalente a pouco mais de 26 caminhões pipas cheios). E essa quantidade será ampliada, com a previsão de construção de novas cisternas na Área de Transbordo Municipal e no trecho ampliado do Orquidário Municipal. Ambos terão capacidade para 10 mil litros cada. A intenção da Sesurb é iniciar os trabalhos em dezembro.

O Orquidário Municipal, no Sítio do Campo, será ampliado, com a construção de novo galpão anexo de cerca de 250 m², que será instalado ao lado da atual estufa. A ação fará parte da revitalização do Parque da Cidade, que contará além das melhorias na área destinadas a orquídeas com revitalização da entrada, dog park, entre outros. Atualmente, o local conta com uma cisterna com capacidade de aproximadamente 10 mil litros. A intenção é que a água captada seja utilizada no serviço de recuperação e cultivo das espécies. E na área de Transbordo Municipal, no Bairro Vila Sônia, a captação será útil para serviços de manutenções e limpezas no espaço.

Cisternas instaladas em áreas públicas

As cisternas instaladas em áreas públicas de Praia Grande ficam na sede da Regional de Trabalho da Sesurb, Bairro Antártica; Cemitério, Viveiro e Orquidário. Além disso, a sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) também conta com um equipamento capaz de captar e armazenar 20 mil litros de água de chuva.

Durante a captação, a água de chuva é encaminhada para um sistema subterrâneo e para caixas d’águas de polietileno através de sistema de tubagem bypass. Durante a captação, o líquido é passado por dois tipos de filtros, que descartam materiais que podem ter sido carregados para o sistema, como folhas e terra, aliviando o trabalho das bombas e garantindo mais qualidade da água coletada.

Dentre os equipamentos, o maior fica na sede de trabalho da Sesurb, no qual sozinho conta com capacidade para 300 mil litros (mais de 600 m² de estrutura para captação através de calhas). A água recolhida é utilizada para limpeza de locais públicos como ruas, áreas de feiras livres, feiras de artesanato, viadutos, manutenções na rede de drenagem da Cidade e na limpeza de ferramentas e equipamentos de trabalho.

De acordo com o diretor do Departamento de Manutenção Ambiental de Praia Grande, Marcelus Conde, a iniciativa vai ao encontro das campanhas de uso racional da água potável em todo mundo.

“Cada um precisa fazer a sua parte e a Prefeitura está fazendo a dela. É necessário economizarmos este bem natural e preservar os recursos hídricos do planeta”.

Fonte: Diário do Litoral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS