NOTÍCIAS

Órgãos ambientais fiscalizam barragens de mineração em Presidente Figueiredo/AM

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estão vistoriando as atividades realizadas pela Mineração Taboca, na Vila de Pitinga, localizada em Presidente Figueiredo. A fiscalização vai até este sábado (07).

barragem mineração

O objetivo é verificar as condições das estações de tratamento hidrossanitárias, observar o padrão de lançamento de efluentes e analisar a viabilidade de outorga de captação superficial e subterrânea de recursos hídricos. A comitiva técnica também vai visitar algumas das barragens instaladas na região.

De acordo com o assessor de recursos hídricos da Sema, Maycon Castro, a equipe quer identificar possíveis pontos de impacto ambiental, sejam eles na captação de água ou no lançamento de efluentes, além do acompanhamento no monitoramento de barragem que tem alguns rios de domínio estadual.

Quem coordena a ação é o Ipaam, órgão responsável pela emissão de outorgas de uso de águas superficiais e subterrâneas e da diluição de efluentes, que é justamente a permissão solicitada pela Mineração Taboca.

A decisão do Ipaam será tomada a partir da análise técnica da equipe da Sema. Os peritos da Secretaria farão mapeamento territorial com uso de drone e o monitoramento da qualidade da água por meio da sonda paramétrica.

Fonte: Sema