Notícias

Agências públicas locais concentram oportunidades para o setor de água da Califórnia

A seca que o Estado sofreu entre 2012-2016 demonstrou a vulnerabilidade do abastecimento de água.

abastecimento de agua

 

Em resposta, a Lei de Gestão Sustentável da Água da Califórnia (SGMA) surgiu em nível estadual, transformando a gestão da água subterrânea e as iniciativas de financiamento de projetos, que desbloquearam cerca de US $11 bilhões.

Os programas federais da Lei de Financiamento e Inovação de Infraestrutura Hídrica (WIFIA) facilitaram 3,5 bilhões de dólares no financiamento de novos projetos em 2019. O planejamento estratégico do investimento recebeu um novo impulso em 2020 com o Portfólio de Resiliência Hídrica, definitivamente comprometido com a reciclagem e conservação, sem abrir mão do investimento em novos depósitos. Outras tecnologias, como a dessalinização, enfrentam problemas maiores derivados dos custos e do impacto ambiental que condicionam seu desenvolvimento.

A rede de distribuição californiana abastece quase 40 milhões de habitantes e sua enorme economia agrícola diariamente. Isso é feito em conjunto por mais de 450 concessionárias de serviços públicos, a maioria das quais são órgãos públicos locais. As relações entre os diferentes níveis administrativos são complexas. Em qualquer caso, é um sistema ascendente, no qual o investimento é executado por agências locais. Na verdade, essas agências enfrentaram 85% dos gastos no sistema de água do estado, cerca de 14.000 milhões apenas em 2016.

 

LEIA TAMBÉM: Como o desmatamento na Amazônia levou Cantareira/SP a nível de pré-crise hídrica

 

O mercado californiano é um mercado muito maduro e tecnologicamente sofisticado, mas também aberto a novas propostas. A tecnologia existente é de última geração, com algumas das maiores e mais inovadoras fábricas do país. As necessidades para os próximos anos são muito grandes e o investimento nestas infraestruturas deverá aumentar. As empresas espanholas do setor que se empenham neste mercado atrativo devem estar cientes de que é necessário um investimento relevante de tempo e recursos e uma abordagem de longo prazo.

A concentração de gastos no nível local significa que a maior parte das oportunidades de negócios no setor de água da Califórnia vêm de órgãos públicos locais. Via de regra, são divulgados por meio dos portais virtuais configurados por cada organização.

Inúmeras oportunidades estão surgindo nas áreas de reutilização, gestão de aquíferos e digitalização de sistemas de água. Existem também opções de negócios na área de dessalinização, embora sujeitas a incertezas.

A presença no terreno, seja através de subsidiárias, consórcios ou representações comerciais, é fundamental para a compreensão das práticas e regulamentações técnicas habituais, bem como para a implementação de estratégias de desenvolvimento de negócios. Em relação a este último aspecto, a antecipação assume especial relevância. Muitos projetos são submetidos a estudos preliminares e debates públicos antes de sua licitação, portanto, a ausência nessas fases iniciais limita seriamente as chances de sucesso na cessão do contrato.

Algumas agências têm programas para identificar novos fornecedores com propostas novas, mas tecnologicamente maduras. Uma maneira de explorar esse mercado é tentar entrar nesses tipos de programas-piloto.

FONTE: IAGUA

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MDR autoriza Cagece a ampliar redes de água e esgoto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Nova tecnologia transforma Dejetos Suínos em: Energia, Fertilizante e Água


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *