NOTÍCIAS

Nova tecnologia transforma Dejetos Suínos em: Energia, Fertilizante e Água

Dejetos suínos podem ser transformados em energia, fertilizante e água através de uma nova tecnologia

 

ETE

 

O Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura, o Sistrates, é um projeto desenvolvido pela Embrapa com apoio da Master Agroindustrial como instituição interveniente e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) como instituição de apoio. A tecnologia tem sido aperfeiçoada por meio de projetos de pesquisa da Embrapa como o Processo biotecnológico em sistemas de tratamento de efluentes na suinoculturaSISTRATES e o projeto Avaliação nutricional do fosfato extraído de efluentes da suinocultura.

É um sistema de tratamento de dejetos suínos inova ao combinar processos biológicos e químicos para remover conjuntamente carbono, nitrogênio e fósforo, gerando água que pode ser reutilizada, energia elétrica e fósforo fertilizante. Instalado na Granja Master (SC), o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates) é o resultado de pesquisas iniciadas em 2010 pela Embrapa Suínos e Aves (SC).

 

LEIA TAMBÉM: Tratamento de Efluentes para Indústria de Cervejas e Bebidas

 

Outro diferencial é que o processo pode ser aplicado de maneira modular e adicional, de acordo com as necessidades de tratamento e as condições da propriedade.

“Esse projeto tem como foco o tratamento dos dejetos suínos para utilização em grandes sistemas de produção. E funciona a partir de um conjunto de sistemas modulares resultando em um efluente final de excelente qualidade”, explica o pesquisador da Embrapa Airton Kunz, líder do projeto.

Os efluentes da suinocultura, resultantes de uma produção intensiva, são um grande desafio para as propriedades, especialmente porque muitas não possuem área agrícola para utilizá-los como biofertilizante. Ao serem descartados, os resíduos apresentam um elevado potencial poluidor para o meio ambiente.

 

FONTE: NORDESTERURAL

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Compesa acelera ritmo de obras para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Goiana

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Produção de água no litoral é 70% neste verão