NOTÍCIAS

Operadores privados de saneamento básico podem atender até 40% da população até 2030

Marco Legal do Saneamento Básico já demonstra resultados com um ano de funcionamento

saneamento-basico

Imagem ilustrativa

O Marco Legal do Saneamento Básico (pauta da Lei 14.026), um ano após a sua publicação, já está trazendo benefícios muito importantes, tanto para os municípios, quanto para as populações. De maneira geral, o marco estabelece que os serviços públicos de saneamento básico abasteçam a população com água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e ainda drenagem e manejo de águas pluviais urbanas (informações presentes no art 3º, I da lei). Mencionado na Constituição Federal de 1988, apesar de não ter uma definição clara, “saneamento básico” faz parte do desenvolvimento urbano e é essencial para que a vida em sociedade seja mais digna.

No Brasil, o sistema adotado é o de separador absoluto, isto é, a rede de esgoto é feita para despejos industriais e esgoto doméstico, com as águas pluviais coletadas e transportadas por outro sistema (chamado de “totalmente independente”). Esse sistema, adotado no país desde 1911, é mais eficaz que o sistema unitário, utilizado anteriormente, uma vez que o sistema unitário é projetado para coletar e conduzir águas pluviais, esgoto doméstico e despejos industriais, sem separação. Em um país tropical como o Brasil, o sistema não compensaria pelos gastos, mas, principalmente, pela variação de vazão nas estações em que chove mais ou de estiagem.


LEIA TAMBÉM: SENADO APROVA NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO


A Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) e o Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindicom) divulgaram dados que comprovam esses benefícios, sendo o principal deles a cobertura do atendimento das concessionárias nos municípios. De acordo com os dados, 15% da população (cerca de 32 milhões de pessoas) já recebe atendimento de maneira plena ou parcial das concessionárias nos municípios em que elas se fazem presentes – isso em apenas um ano de funcionamento.

Para que o serviço alcance ainda mais pessoas, são necessários investimentos nas concessões privadas de saneamento. O estudo Panorama 2021 mostrou que estas já recebem 33% do total investido por empresas do setor, e somente em 2019 quase R$ 5 bilhões foram aplicados em concessionárias privadas. Se os leilões das empresas Sanesul (Mato Grosso do Sul), Cedade (Rio de Janeiro e Cariacica) e Casal (Alagoas) forem considerados, isso significa que as concessionárias privadas já atendem direta ou indiretamente cerca de 17% da população. Até 2030, o desejo é de que essa cobertura aumente para, ao menos, 40% da população.

Além de cobrir boa parte da população, as concessionárias ainda disponibilizam mais empregos no território brasileiro, podendo atingir todos os estados, inclusive vagas de emprego SP, por exemplo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROBLEMAS E POTENCIAL DE ESTRUVITA EM PROCESSOS DE DIGESTÃO ANAERÓBIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONGRESSO MUNDIAL DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS AMPLIA O DEBATE SOBRE A CRISE MUNDIAL DA ÁGUA RESGATANDO O SIMBOLISMO DA TOCHA OLÍMPICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS