Notícias

Nota técnica aborda estratégias para a recuperação da Lagoa da Conceição em SC

Publicado em 09/03/2021 às 10:54:10

O Projeto Ecoando Sustentabilidade (PES) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na segunda-feira, 8 de março, sua Nota Técnica Nº 04

 

mar

Imagem Ilustrativa

 

A nota trata da atualização das condições ambientais da Lagoa da Conceição após o rompimento da lagoa de evapoinfiltração da Estação de Tratamento de Esgoto da Casan e das chuvas intensas. O documento tem como assunto a descoloração da água e estratégias de recuperação da Lagoa.

O estudo baseou-se em amostras coletadas na última semana. A primeira, de 2 de março, foi enviada por moradores da Costa da Lagoa da Conceição, que visualizaram água turva e manchas escuras.

No dia 3, acompanhando a vistoria técnica da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), a equipe do PES fez coletas ao longo de toda a laguna para identificar e quantificar a comunidade das microalgas (fitoplâncton) e avaliar a presença da alga nociva Fibrocapsa japonica.


LEIA TAMBÉM: MUDANÇAS NO USO DO SOLO SÃO PRINCIPAL FATOR DE DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS RIOS NO BRASIL


Condições da água

No dia 6 de março, em função de demandas de moradores e vídeos enviados pelas associações, foi realizado o levantamento das condições da água com formação de manchas de coloração marrom e verde e mortalidade de peixes.

Além da análise da condição atual da Lagoa, o documento traz uma série de ações emergenciais necessárias para reduzir os prejuízos socioambientais e sugestões para a recuperação do ecossistema. Também alerta para os riscos de tomar banho ou praticar esportes no local, bem como os relacionados à coleta e ao consumo de peixes e mariscos.

Leia a nota técnica completa

Fonte: UFSC.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROGRAMA ÁGUAS BRASILEIRAS SELECIONA 26 PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SAMAE DE BLUMENAU/SC BUSCA R$ 100 MILHÕES PARA DOBRAR CAPACIDADE DO TRATAMENTO DE ÁGUA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *