NOTÍCIAS

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, participa do 33º Congresso da ABES e FITABES 2025 em Brasília

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, participa do 33º Congresso da ABES e FITABES 2025 em Brasília

Presença de autoridades reforça o papel do Congresso na construção de soluções reais para quem ainda vive sem acesso ao saneamento no Brasil

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e a FITABES 2025, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, acontecem de 25 a 28 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Reconhecido como o principal encontro do setor na América Latina, o evento reúne, a cada edição, pessoas comprometidas com a transformação do saneamento. É um direito efetivo para todos.

Além disso, a participação do ministro se soma à da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que fará a palestra magna de abertura no dia 25. Juntos, eles representam, portanto, a urgência de uma agenda pública integrada, que conecte o saneamento à saúde, ao meio ambiente e à justiça social.

Congresso da ABES

Com o tema “Saneamento para quem não tem – inovar para universalizar”, o Congresso da ABES propõe um olhar para além dos indicadores. Configura-se como um chamado à ação para garantir o acesso à água e ao esgotamento sanitário como elementos centrais da dignidade humana. Dessa forma, ao longo dos quatro dias, o evento promoverá debates aprofundados sobre temas como privatizações, concessões e parcerias público-privadas. Também serão discutidos o saneamento em favelas e áreas informais, além dos impactos da crise climática na infraestrutura de água e esgoto.

Em paralelo ao congresso, além disso, a FITABES 2025 reunirá mais de 120 expositores e deve atrair cerca de 10 mil visitantes interessados em conhecer de perto as inovações tecnológicas, soluções ambientais e oportunidades de negócio voltadas ao setor. Assim sendo, será uma vitrine para o que há de mais atual e necessário em saneamento e sustentabilidade no Brasil.

Jornalistas interessados em cobrir o evento devem se credenciar no link.

SERVIÇO
Data: 25 a 28 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF
Programação completa e mais informaçõescongressoabes.com.br

Sobre a ABES

Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Nesse sentido, com atuação nacional, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica. O objetivo é contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Fonte: Abes


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS