NOTÍCIAS

Megaseca EUA – Cortes drásticos de água são esperados à medida que ‘megaseca’ atinge os EUA

Megaseca EUA

A crise, que derrubou os níveis do lago Mead , o maior reservatório dos Estados Unidos, para uma mínima de 80 anos de apenas um quarto de sua capacidade de 28,9 milhões de hectares, está ameaçando o futuro da crucial bacia hidrográfica

 

Megaseca EUA

Espera-se por cortes de água para os estados ocidentais no aperto de uma severa “ megaseca no EUA” que derrubou os níveis nos dois maiores reservatórios do país para níveis recordes, relata o The Guardian.

Segundo o veículo britânico, o fluxo do rio Colorado , que fornece água para mais de 40 milhões de pessoas em sete estados e no México, será interrompido para reduzir o abastecimento ao Arizona e Nevada inicialmente, se o governo federal confirmar a proposta.

A crise, que derrubou os níveis do lago Mead , o maior reservatório dos Estados Unidos, para uma mínima de 80 anos de apenas um quarto de sua capacidade de 28,9 milhões de hectares, está ameaçando o futuro da crucial bacia hidrográfica.

Também levou a uma possível interrupção no fornecimento de água e na produção de energia hidrelétrica, forçando o Bureau of Reclamation dos EUA a considerar uma ação drástica.

Enquanto isso, o Lago Powell, de 24 metros de acres, está passando por uma catástrofe semelhante , com o Guardian relatando em julho que a produção de energia poderia parar em julho de 2023.

Autoridades alertaram os sete estados – Arizona, Califórnia, Colorado, Nevada, Novo México, Utah e Wyoming – no ano passado para se prepararem para cortes de emergência. Em junho, as autoridades disseram que os estados devem descobrir como usar 15% menos água no próximo ano ou ter cortes impostos a eles.

A situação provocou tensões entre os estados com diferentes prioridades para a água que recebem, e as negociações não resultaram em nenhum acordo.

“Há muitos interesses diferentes em desacordo. E há muito a superar, e há muita animosidade”, disse Kyle Roerink, diretor executivo da Great Basin Water Network, ao Los Angeles Times .

Os anúncios previstos são duplos, de acordo com a CNN . A primeira será uma previsão do USBR que pode desencadear uma declaração de escassez de água de nível 2 sem precedentes para a bacia do rio Colorado. As projeções hidrológicas que estimam os níveis futuros de água determinarão a extensão e o alcance dos cortes.


LEIA TAMBÉM: A CATASTRÓFICA AMEAÇA DA SECA TOTAL NO LAGO MEAD, MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DOS EUA


 

O segundo será os próximos passos da agência após as negociações entre os estados não terem sido bem sucedidas. Alguns especialistas temem que, se o uso de água não for reduzido em cerca de 25% em toda a região, novos cortes serão inevitáveis, o que pode afetar estados mais ao longo da bacia, incluindo a Califórnia.

Juntos, as projeções e o prazo para os cortes estão apresentando aos estados ocidentais desafios sem precedentes e confrontando-os com decisões difíceis sobre como planejar um futuro mais seco.

Embora o USBR esteja “muito focado em apenas passar por isso até o próximo ano”, quaisquer cortes provavelmente precisariam estar em vigor por muito mais tempo, disse o hidrólogo da Universidade de Oxford, Kevin Wheeler.

“A contribuição da ciência é que está bem claro que essas reduções precisam permanecer até que a seca termine ou percebemos que elas realmente precisam piorar e os cortes precisam ser mais profundos”, disse ele.

Os sete estados e o México assinaram um acordo em 2019 para ajudar a manter os níveis dos reservatórios. A quantidade de água alocada aos estados sob esse plano depende dos níveis de água no Lago Mead.

No ano passado, o lago ficou baixo o suficiente para o governo federal declarar a primeira escassez de água na região, desencadeando uma primeira onda obrigatória de cortes no Arizona e Nevada , bem como no México, em 2022.

Megaseca nos EUA – Os níveis dos reservatórios vêm caindo calamitosamente há anos, devido a 22 anos de seca agravada pela emergência climática e uso excessivo do rio.

A redução do derretimento da neve na primavera também reduziu a quantidade de água que flui das Montanhas Rochosas, onde o rio Colorado se origina antes de serpentear 2.334 km a sudoeste e entrar no Golfo da Califórnia.

Fonte: Gazeta Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SUPERBAC CONQUISTA CERTIFICAÇÃO GPTW COMO EXCELENTE EMPRESA PARA SE TRABALHAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTRESSE HÍDRICO E SUA SOLUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: