NOTÍCIAS

Laboratório da Unioeste/PR controla qualidade das águas regionais

A iniciativa foi uma parceria entre o Governo Federal com os Governos Estaduais que criou no passado o VIGIAGUA – Sistema de Vigilância da Qualidade da Água no Brasil

laboratorio-unioeste-qualidade-aguas

O laboratório de controle de qualidade de água da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), há 16 anos presta serviços não somente para o Campus de Cascavel, mas também para municípios da região Oeste, além de outros interessados.

Na região, a UNIOESTE é a responsável pelo controle dessa qualidade e atualmente as análises se expandiram para o público externo, tornando-se esse também um projeto de extensão de prestação de serviços vinculado ao curso de farmácia do Campus de Cascavel.

O laboratório realiza gratuitamente análises mensais de cada um dos 25 municípios da 10ª Regional de Saúde. A gestão das análises é feita pelo LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), que recebe por sistema a compilação dos resultados analíticos, podendo assim fazer um controle de qualidade de águas dos municípios envolvidos.


LEIA O ARTIGO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE POÇOS RASOS EM MG


Dois setores de análises

A divisão das análises é feita em dois setores: o de microbiologia, que identifica coliformes totais e coliformes termotolerantes, e o de físico-química, que mede a potabilidade pela turbidimetria, flúor, cloro e pH. Essas análises são realizadas para águas de fontes, poços artesianos e caixas d’água para águas naturais e tratadas.

O laboratório de controle de qualidade de água presta também os mesmos serviços à comunidade externa em geral interessada em avaliar a qualidade de água de utilização e consumo humano.

A professora Luciana Fariña que participa do projeto, e explica que a prestação de serviços é o diferencial, pois junto com a FUNDEP – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Pós-graduação – parceira do projeto, os recursos recebidos com a prestação de serviços aos municípios e à comunidade externa são usados como ‘poupança’ para o laboratório.

“Como temos o convênio anual com a secretaria de saúde, somos subsidiados pelo governo para compra de materiais, reagentes, frascos, e o campus nos apoia em mão de obra, com os professores e os estagiários. A FUNDEP, que organiza a prestação de serviços externos é o que permite termos fundos para fazermos manutenções e melhorias dentro do laboratório”.

O projeto de prestação de serviços também verifica semanalmente e acompanha a potabilidade das águas dos bebedouros da Unioeste e da piscina de fisioterapia, avaliando e acompanhando o processo de cloração.

Fonte: Unioeste.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS