NOTÍCIAS

Goiás é o 20º estado a firmar Pacto pela Governança da Água com a ANA

Goiás é o 20º estado a firmar Pacto pela Governança da Água com a ANA

No município de Rio Quente (GO), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinou o Pacto pela Governança da Água junto com o Governo do Estado de Goiás na noite desta segunda-feira, 11 de setembro.

A adesão aconteceu durante o Seminário Internacional Águas para o Futuro 2023, que estimula trocas de experiências sobre os desafios, oportunidades e soluções para o gerenciamento integrado de recursos hídricos. O Pacto é uma ação da ANA que visa a aperfeiçoar a gestão de recursos hídricos e a regulação dos serviços de saneamento básico, além de promover a governança da água para garantir a oferta do recurso em quantidade e qualidade para os brasileiros no presente e no futuro.

Nesse sentido, uma das metas da Agência também é fortalecer operacionalmente a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual, assim como melhorar a articulação da União com os estados e o Distrito Federal em prol da governança das águas no País. Além de Goiás, outros 19 estados já aderiram ao Pacto: Amapá, Amazonas, Tocantins, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Pará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Mato Grosso do Sul.

Participaram da solenidade de abertura o diretor da ANA Filipe Sampaio; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o coordenador da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Miguel Doria; a secretária de Estado de Meio Ambiente de Goiás, Andréa Vulcanis; o superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da Agência, Marco Neves; entre outras autoridades.

Na solenidade assinatura, o diretor da ANA Filipe Sampaio ressaltou o compromisso da Agência em fortalecer a parceria da instituição em prol das águas de Goiás com a entrada do estado no Pacto.

“Ao longo desses próximos anos, o Estado de Goiás receberá diversos incentivos com uma parceira intensa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico”, afirmou Sampaio.

Por sua vez, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, falou sobre a importância da adesão do estado ao Pacto no sentido da melhora da qualidade de vida da população goiana e do desenvolvimento sustentável do estado. “Essa é a preocupação maior: que é de poder recuperar nossos mananciais, nossa qualidade da água, que é fundamental. Principalmente posso dizer, como médico que sou, e sei da importância de tudo isso não só para o ser humano, mas também para o desenvolvimento e o potencial de nosso Estado de Goiás”, concluiu o governador.

Pacto pela Governança da Água

O Pacto foi elaborado para estimular a articulação federal, estadual e distrital no sentido do fortalecimento, sinergia e integração das ações estratégicas na gestão das águas da União – interestaduais e transfronteiriças – e das águas dos 26 estados e do Distrito Federal. Para tanto, a iniciativa da Agência terá sua atuação com foco no monitoramento dos recursos hídricos e no fortalecimento da regulação, governança, instrumentos de gestão e conhecimento sobre a temática.

Os governos estaduais e do Distrito Federal poderão aderir voluntariamente ao Pacto, o qual não prevê o repasse de recursos financeiros entre os participantes, sendo que os repasses já existentes entre a Agência e os estados ou o DF continuarão ocorrendo segundo os contratos que já foram firmados. Após a adesão, a ANA e a instituição estadual ou distrital realizarão oficina para definir temas e iniciativas prioritárias com um plano de ações para que o andamento dos trabalhos possa ser acompanhado. Também acontecerá uma reunião anual de avaliação do andamento das atividades.

Além disso, no contexto do Pacto pela Governança da Água, a ANA compartilhará informações, metodologias e conhecimento para aprimorar e conferir efetividade às políticas, programas e ações relacionadas às temáticas da gestão dos recursos hídricos, do saneamento e da segurança de barragens. Entre outras atribuições, a Agência também prestará assistência técnica, no que couber, às instituições estaduais e distrital participantes do Pacto.

Fonte: gov.br Estagiária Gabi Siqueira sob supervisão de Raylton Alves


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DO 51º CNSA E INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRODUÇÃO DE BIOGÁS MAIS QUE DOBRA EM 5 ANOS NO BRASIL; VEJA OS ESTADOS COM MAIS USINAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS