NOTÍCIAS

Geosmina de volta: Cedae paralisa atividades do Guandu para limpeza, e RJ pode ter falta de água

Segundo a companhia, o abastecimento pode sofrer impactos e levar até 48 horas para ser normalizado, sobretudo em ‘áreas de ponta do sistema e regiões elevadas’

 

cedae

Imagem Ilustrativa

A Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio (Cedae) anunciou a realização de uma manobra preventiva na Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu) para renovar a água da lagoa próxima à captação dessa estação. Segundo a companhia, o objetivo da ação é evitar o aumento das algas responsáveis pela concentração de geosmina, que vem crescendo nos últimos dias.

Por conta da operação, que abrirá as comportas para o escoamento da água em maior volume e velocidade, as atividades da ETA Guandu serão interrompidas até as 5h de sexta-feira (19). Ainda de acordo com a Cedae, o abastecimento corre o risco de sofrer impactos e pode levar até 48 horas para ser normalizado, sobretudo em “áreas de ponta do sistema (extremidade das redes) e em regiões elevadas”.


LEIA TAMBÉM: DEFENSORIA E MPRJ ABREM INVESTIGAÇÃO SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA DA CEDAE


ETA Guandu

A ETA Guandu é responsável pelo abastecimento de 80% da água da capital do estado. Com a paralisação da estação de tratamento, a população que reside no município corre o risco de ficar sem água, principalmente a parcela que não possui um sistema de reserva de água, como cisterna ou caixa d’água. Para esses clientes que não possuem o sistema de reserva, a companhia pede que “usem a água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que demandem grande consumo”.

Além das medidas para reduzir a concentração de geosmina na água, como a aplicação de carvão ativado, a Cedae iniciará o bombeamento de água do Rio Guandu diretamente para a lagoa, aumentando a entrada de água e, consequentemente, sua renovação. A instalação da bomba está prevista para ser feita dentro de dez dias.

Segundo a companhia, três fatores levam à reprodução de algas nos mananciais: água parada, presença de nutrientes e luz solar. A Cedae informa ainda que esse fenômeno ocorre com maior frequência no verão, o que demanda medidas preventivas para manutenção da qualidade da água que sai das estações de tratamento.

Fonte: Globo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONCESSIONÁRIAS DE SANEAMENTO NO RIO DEVERÃO LEVAR ESGOTO A 1,7 MILHÃO DE LARES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:BONS VENTOS PARA O SANEAMENTO NO PAÍS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS