NOTÍCIAS

ETE Barrocão começa a funcionar em Santa Bárbara/SP

Com isso, cidade atinge 100% de eficiência no tratamento de esgoto, de acordo com a prefeitura

 

ete

Imagem Ilustrativa

 

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Barrocão passou a funcionar de maneira efetiva nesta semana em Santa Bárbara d’Oeste. A estrutura estava operando em testes e agora passa a garantir uma eficiência de 100% no tratamento do esgoto coletado, segundo a prefeitura.

O efluente gerado pela Zona Leste da cidade será destinado para essa ETE, com capacidade para atender cerca de 60 mil moradores e com possibilidade de ser ampliada caso haja necessidade. O dispositivo de tratamento de esgoto fica na Estrada da Cachoeira, próximo ao Córrego Barrocão.

Segundo PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) coleta 99,6% do esgoto gerado no município. Esse dado é importante, pois a eficiência no tratamento de nada adianta se o município coleta apenas uma pequena parte dos efluentes gerados.


LEIA TAMBÉM: PESQUISADORES DE MG APONTAM QUE ALGAS PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO DE ESGOTO


Coleta de esgoto

No caso de Santa Bárbara, quase todos os imóveis têm seu esgoto coletado, de acordo com o que consta no plano. “Atualmente, a cidade possui 68.493 ligações de esgoto e uma rede coletora de 713,74 km”, informou a prefeitura.

Foram investidos R$ 17,7 milhões na construção da ETE Barrocão, que teve as obras concluídas no final do ano passado. Agora, as ETEs do Nova Conquista e do Condomínio Joias de Santa Bárbara serão desativadas, pois não precisarão mais ser usadas.

As duas estruturas colecionavam reclamações dos moradores – a ETE dos Joias de Santa Bárbara, pelo forte odor que emitia, dificultando a vida dos moradores do condomínio residencial.

Fonte: O Liberal.


LEIA TAMBÉM: SANESUL INICIARÁ CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA EM BATAYPORÃ/MS

LEIA TAMBÉM: SANEPAR INVESTE R$ 52 MILHÕES EM OBRAS NO NORTE PIONEIRO/PR