NOTÍCIAS

Clorito de sódio: o que é e as principais aplicações

O clorito de sódio é um produto simples de manusear e fácil de aplicar. Por isso, se usado na dosagem correta, pode ajudar no dia a dia de diversos segmentos. Alguns exemplos são o mercado sucroalcooleiro, tratamento de águas, couro e indústrias de papel e têxtil.

O clorito de sódio é utilizado em processos de sanitização, onde haja necessidade de um agente de desinfecção confiável e que não gere subprodutos em sua especificação

Clorito de sódio

Imagem ilustrativa

A solução é obtida por meio da redução parcial do clorato de sódio em dióxido de cloro. Depois, é feita a conversão do dióxido de cloro em clorito de sódio em meio alcalino.

Formas de aplicação do clorito de sódio

Mercado sucroalcooleiro

É usado para gerar dióxido de cloro no combate a infecções bacterianas. Também consegue substituir o ácido sulfúrico nos processos de fermentação de forma total ou parcial.

Um dos benefícios de usar esse produto dentro do mercado sucroalcooleiro é a redução de contaminações no geral, o que aumenta o rendimento dos processos.

Mercado alimentício

Também é utilizado para geração de dióxido de cloro. O produto é aplicado no pós-colheita de frutas, legumes e verduras para aumentar o tempo útil desses alimentos nas prateleiras de mercados.

Além disso, o clorito de sódio ajuda no processo de transporte e garante que os alimentos cheguem ao seu destino em melhores condições de consumo.


LEIA TAMBÉM: JAR-TEST – APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA


 

Higiene pessoal

Aplicado em fórmulas de produtos de higiene bucal. Alguns exemplos são o antisséptico, produtos para clarear os dentes e a própria pasta dental.

Tratamento de água

Usado na geração de dióxido de cloro, o clorito de sódio age como biocida oxidante no processo de desinfecção da água.

Couro

É utilizado para branquear e tratar a superfície do couro. Assim, o produto pode receber as fases de acabamento final.

Têxtil

Parecido com o processo do couro, na indústria têxtil, o clorito de sódio é usado para alvejamento das fibras. Dessa forma, o tecido pode receber o tingimento necessário e o acabamento final.

Papel e celulose

Produto aplicado para o branqueamento da polpa. Também é usado para gerar dióxido de cloro.

Metalmecânica

Aplicado como decapante no tratamento de superfícies de metais.

É importante destacar que o clorito de sódio para estes fins não possui características medicinais comprovadas cientificamente. Por isso, caso o produto entre em contato com pele, olhos ou seja ingerido, pode causar danos graves e irreversíveis, como queimaduras químicas e outras lesões.

Sendo assim, o mais indicado é que o manuseio do clorito de sódio seja feito por pessoas habilitadas e que estejam usando o equipamento de segurança adequado, como óculos de proteção, luvas e roupas em PVC.

Ficou interessado no clorito de sódio? Fale com a Degani-Vaduz!

Fonte: Degani-Vaduz


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: REÚSO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS: COMO FUNCIONA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ECONOMIA CIRCULAR E PLANEJAMENTO HIDROLÓGICO