Programa “Município Verde Azul” avalia 555 cidades e mede a eficiência da gestão ambiental
Imagem Ilustrativa
Socorro (SP) e Campinas (SP) aparecem no 23º e 27º lugares no ranking de 2020 do programa “Município Verde Azul”, que mede e apoia a eficiência da gestão ambiental das cidades. No total, 555 municípios foram avaliados.
A iniciativa foi lançada em 2007 com o objetivo de estimular as prefeituras a executar políticas públicas para desenvolvimento sustentável. Para elaborar a classificação, o programa avalia pontos como arborização urbana, tratamento de esgoto, gestão das águas, qualidade do ar e uso do solo.
Segundo o secretário do Partido Verde de Campinas, Rogério Menezes, 15 secretarias municipais colaboram com informações e trabalhos que ajudam a cidade a conquistar o índice. Nos dados de 2020, a metrópole somou 91,02 pontos e aparece na frente de outras duas cidades do estado com mais de um milhão de habitantes, São Paulo (SP) e Guarulhos (SP).
LEIA TAMBÉM: INDÚSTRIA BAIANA INVESTE EM SUSTENTABILIDADE PARA OTIMIZAR CUSTOS E PRESERVAR MEIO AMBIENTE
Oscilações
Em relação aos municípios com população acima de 500 mil moradores, Campinas aparece na segunda posição, atrás apenas de Ribeirão Preto (SP). Apesar disso, houve uma queda de dois pontos em relação a pontuação de 2016; que era de 93.
O secretário explica que a nota é considerada alta, mas as oscilações acontecem porque os desafios mudam ano a ano e cidades menores podem ter mais facilidade em cumprir o que foi proposto. “Estamos no caminho certo. É isso que o índice nos traz”, afirma Menezes.
Fonte: G1.