NOTÍCIAS

Bertioga/SP recebe ampliação da coleta de esgoto

Investimento de R$ 11,8 milhões resultará em aproximadamente 60% da cobertura das redes coletoras operadas pela Sabesp

sanesul

imagem ilustrativa

Bertioga está ampliando a rede de coleta de esgoto e, atualmente, os serviços estão sendo executados nos bairros Jardim Rio da Praia, Jardim das Canções e Mangue Seco ou Rio da Granja. Ao todo, serão aplicados em torno de R$ 11,8 milhões para, ao término dos trabalhos, alcançar cerca de 60% de cobertura das redes coletoras operadas pela Companhia. Os investimentos somam quase 20 km de novas redes coletoras; 3,3 km de linhas de recalque (tubulações pressurizadas), 4 estações elevatórias de esgotos e 1.931 novas ligações domiciliares.

No Jardim das Canções os serviços estão em fase final. Já foi concluída a implantação de 3,7 km de redes coletoras, 0,9 km de linhas de recalque e uma estação elevatória (para bombeamento) dos esgotos, concluída e em pré-operação, direcionando ao devido tratamento aquilo que é coletado. As equipes intensificaram os trabalhos no local para execução das conexões dos imóveis às redes. Estão previstas 925 novas ligações domiciliares no bairro, que dependem primeiramente dos proprietários providenciarem as adequações internas nas instalações, permitindo a conexão ao sistema público de esgotamento sanitário. O término total do contrato está previsto para o segundo semestre de 2021.


LEIA TAMBÉM: Em Manaus/AM, maioria tem acesso à água potável, mas só 12% têm coleta de esgoto, diz estudo


Orientações

Já o engenheiro Andrenandes Sincerré Gonçalves, gerente da Sabesp em Guarujá, destaca a importância das obras. “Este novo sistema de esgotamento sanitário é de suma importância para o município, pois ao investirmos em saneamento a Empresa busca ampliar o índice de cobertura de coleta de esgoto, em cumprimento ao estabelecido no contrato de prestação de serviço assinado entre Sabesp e Prefeitura de Bertioga, resultando na melhora ambiental e principalmente na saúde e qualidade de vida da população”, finaliza.

Informações até setembro/2020

* Rio da Praia:

Já foram executados 13,1 km de redes coletoras; 1,3 km de linhas de recalque; e 2 estações elevatórias de esgotos concluídas e operando;

* Mangue Seco \ Rio da Granja:

Já foram executados 2,7 km de redes coletoras; 0,13 km de linhas de recalque; e 1 estação elevatória de esgotos em execução

* Jardim das Canções:

Já foram executadas 3,7 km de redes coletoras; 0,9 km de linhas de recalque; e 1 estação elevatória de esgotos concluída e em pré-operação.

Fonte: Costa Norte.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »