Raro fenômeno atmosférico é apontado como causa do apagão na Europa
Anomalia, que provocou oscilações nas linhas de alta voltagem, decorreu de variações extremas de temperatura no interior da Espanha, aponta operadora de energia em Portugal
Um raro fenômeno de vibração atmosférica induzida é apontado como a causa do apagão na Europa que atingiu países da Península Ibérica. Segundo a Redes Energéticas Nacionais (REN), operadora de energia em Portugal, essa anomalia, que provocou oscilações nas linhas de alta voltagem, decorreu de variações extremas de temperatura no interior da Espanha.
- LEIA TAMBÉM: AVALIAÇÃO TÉCNICA E AMBIENTAL DO TRATAMENTO DE CHORUME VIA OSMOSE REVERSA EM ATERRO SANITÁRIO METROPOLITANO
Raro fenômeno atmosférico
As oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas, provocando sucessivos distúrbios na rede interconectada europeia. A queda de energia provocou pane da sinalização, dos serviços telefônicos, e das linhas ferroviárias e metroviárias nos dois países.
Segundo a empresa pública Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (Adif), ligada ao Ministério dos Transportes da Espanha, o serviço de trens no país está suspenso até segunda ordem.
“Solicita-se aos passageiros com viagens planejadas que não se dirijam às estações. Continuaremos a fornecer atualizações”, informou a Adif. De acordo com a REN, a normalização completa da rede pode levar até uma semana, por conta da “complexidade do fenômeno e da necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade em âmbito internacional.”
Fonte: Valor
- LEIA TAMBÉM: DEGRADAÇÃO NA AMAZÔNIA CRESCE 329% EM QUASE 2 ANOS E ATINGE MAIOR NÍVEL DA SÉRIE HISTÓRICA