NOTÍCIAS

Atlas de águas urbanas para Europa

Novo atlas para cidades europeias dá uma visão de 360° da gestão da água

 

atlas-de-aguas-urbanas-para-europa-0517

 

A Comissão Européia (CE) publicou o Atlas de Águas Urbanas para Europa, o primeiro desse tipo a abordar quais fatores estão afetando a sustentabilidade da água nas cidades do continente.

O novo Atlas ilustra o papel da água nas cidades europeias e fornece boas práticas para o uso mais eficiente da água. Ele também tenta mudar a percepção tradicional de que a água é um recurso gratuito e infinito, e encoraja a conservação.

Fichas técnicas detalhadas do Atlas apresentam o estado da gestão da água em mais de 40 cidades e regiões europeias além de vários exemplos no exterior, inclusive Brasil.

A publicação é um dos resultados do projeto BlueSCities, fundado por Horizon2020, o programa de pesquisa e inovação da União Europeia.

Ferramentas online

O Atlas vem com duas ferramentas online que podem ajudar as cidades a gerir a água de modo mais sustentável. A City Blueprint é uma ferramenta iterativa para apoiar a tomada de decisão estratégica tornando fácil acessar e entender resultados relevantes e conhecimento especializado.

A ferramenta pode apresentar até 25 diferentes aspectos da gestão da água para dar uma visão geral dos pontos fortes e fracos da cidade, e fornece opções customizadas para tornar os serviços urbanos de água mais sustentáveis.

O Atlas também apresenta a ‘Pegada Hídrica Urbana’ das cidades, uma medida do uso doméstico da água assim como o uso da água embutido nos produtos agrícolas consumidos.

Tibor Navracsics, comissário para educação, cultura, juventude e esporte, responsável pelo Joint Research Centre (JRC), serviço de ciência in-house da CE, disse:

“A escassez de água afeta mais de dez porcento da população da Europa. Para estimular a gestão inovadora da água e sua aceitação pública, o conhecimento científico e tecnológico deve estar acessível a todos. O Atlas de Águas Urbanas para a Europa apresenta a informação científica e técnica de um modo intuitivo e criativo, facilitando a todos entenderem o que está em jogo e a agirem de acordo”.

Acesse aqui para baixar uma cópia do Atlas de Águas Urbanas para Europa.

Entre no site da CE para acessar as ferramentas online City Blueprint e City Amberprint.

Fonte: Water & Wastewater International (www.waterworld.com/water-and-wastewater-international.html), adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br