BIBLIOTECA

Os rios do mundo estão passando pelo ano mais seco em três décadas.

Os rios do mundo estão passando pelo ano mais seco em três décadas

A OMM alerta para a falta de dados na Ásia e na África, onde ocorre a maioria das mortes causadas por eventos hídricos extremos.

“Sem dados compartilhados, não conseguimos ter uma visão completa nem agir com eficácia.” Com essa frase, a Secretária-Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Celeste Saulo, resume o problema central da quinta edição do relatório Estado dos Recursos Hídricos Globais : o planeta possui hoje mais dados hidrológicos do que nunca, e, no entanto, o diagnóstico que eles revelam é de deterioração, não de melhoria.

​>> Siga o canal do Portal Tratamento de Água no WhatsApp

Principais pontos do relatório em resumo

  • A vazão dos rios foi a mais baixa em 35 anos. Quase 36% das bacias hidrográficas do mundo apresentaram vazões abaixo do normal em 2025, em comparação com 21% que registraram vazões maiores.
  • Sete anos de fluxos anormais. As bacias com fluxo normal representam uma clara minoria da área superficial do planeta a cada ano desde 2019.
  • Uma década de declínio no armazenamento de água. O armazenamento de água terrestre — a soma das águas subterrâneas, da umidade do solo, da neve, do gelo, dos lagos e dos rios — vem diminuindo desde o período de 2014-2016.
  • Quarto ano consecutivo de perda glacial. Todas as principais regiões glaciais registraram perda líquida em 2025, com uma perda acumulada de 1.400 gigatoneladas desde 2023.
  • Ásia e África, as regiões mais afetadas e menos monitoradas. Ambas respondem pela maioria das mortes relacionadas à água, mas representam apenas cerca de 7% das estações de monitoramento da vazão dos rios no relatório.

Segundo o documento, aproximadamente 36% das bacias hidrográficas do mundo apresentaram vazão abaixo do normal em 2025, outros 36% permaneceram dentro da faixa usual e apenas 21% apresentaram valores acima da média (os 7% restantes não puderam ser modelados devido à resolução insuficiente). Esse resultado faz de 2025 um dos anos mais secos para a vazão global dos rios desde 1991.

Condições globais de fluxo dos rios em 2025 % da área da bacia
Abaixo do normal 36%
Normal 36%
Acima do normal 21%

 

A área de bacias com vazão normal tem estado abaixo da sua média histórica (46%, calculada entre 1991 e 2020) durante sete anos consecutivos , oscilando entre 34% e 38%. Este diagnóstico baseia-se na rede de observação mais extensa já utilizada neste relatório.

Variável Cobertura em 2025 Cobertura na primeira edição (2021)
estações de medição de vazão do rio 3.611 (3.115 presenciais + 496 via satélite) em 52 países 14 estações em 7 países
Estações de águas subterrâneas 43.529 em 51 países ~8.000 (2ª edição)
Variáveis ​​hidrológicas abrangidas 15 3
Sistemas de Modelagem Global (GHMS) 13, com 29 parceiros contribuintes 7

 

Apesar desse crescimento, a África e a Ásia ainda representam apenas 7% das estações incluídas na análise, uma lacuna que a OMM identifica como uma de suas principais prioridades.

Reservatórios de água que continuam a diminuir

Além da vazão dos rios, o relatório se concentra no armazenamento de água terrestre (TWS, na sigla em inglês), variável que agrega a água contida no solo, na neve, no gelo, nos aquíferos e nos reservatórios, medida pelos satélites gravimétricos GRACE. Segundo o documento, essa variável apresenta um declínio que não se reverteu desde 2014-2016, com uma área crescente do planeta ficando abaixo dos níveis normais. Isso, argumenta o documento, indica que o planeta está armazenando menos água doce do que antes.

As bacias hidrográficas que apresentaram déficits recorrentes ao longo dos cinco anos abrangidos pelo relatório concentram-se nas bacias do Amazonas e do Rio da Prata; nos trechos superiores dos rios Fraser, Colorado, Missouri, Mississippi e Nelson; nos rios Congo, Nilo e Zambeze; e em grandes áreas da Ásia Central e do Oriente Médio. Em 2025, os rios Nilo, Congo e Zambeze registraram vazões bem abaixo do normal, enquanto os rios Senegal, Níger, Lago Chade, Orange e Limpopo apresentaram vazões acima da média — um quadro que ilustra a disparidade de condições dentro do próprio continente africano.

Europa e Península Ibérica, entre os focos de seca

O capítulo mais revelador de todo o relatório é o que descreve a seca europeia de 2025. O documento aponta que as condições quentes e secas durante o outono perpetuaram a seca na Península Ibérica, com Portugal a registar o seu verão mais seco desde 1931 e precipitações muito abaixo do normal no oeste e noroeste de Espanha, onde os totais de verão caíram mais de 75% em algumas zonas do noroeste. Estes dados são atenuados por uma nuance sazonal: o verão (junho-agosto) foi, na verdade, mais chuvoso do que o habitual na Península, antes de o outono inverter drasticamente esta tendência.

A Sérvia e a Eslovênia registraram seus meses de junho mais secos da história, enquanto a Moldávia, a Hungria e a Eslováquia sofreram uma seca de verão que afetou a agricultura e o transporte fluvial no Danúbio. A quantidade de neve acumulada acrescenta outro fator ao cenário: as bacias hidrográficas do leste europeu — Danúbio, Dnieper, Don e Volga — registraram valores bem abaixo do normal tanto para a quantidade máxima de neve acumulada na temporada quanto para o equivalente em março.

O capítulo sobre reservatórios, no entanto, oferece uma exceção a esse panorama geral de escassez: embora os afluentes dos reservatórios tenham ficado geralmente abaixo do normal em grande parte do continente, a bacia do rio Tejo, juntamente com o norte da Europa, destaca-se como uma das regiões com afluentes próximos ou acima da média. O armazenamento de água em terra segue o mesmo padrão: manteve-se dentro dos níveis normais na Península Ibérica, em contraste com o déficit significativamente abaixo da média registrado no leste europeu, no Oriente Médio e na Ásia Central.

Em relação às águas subterrâneas, a Espanha não figura entre as regiões com anomalias significativas em 2025, mas está no centro de um problema de infraestrutura científica que afeta a comunidade hidrológica: a rede REMEDHUS, em Salamanca, encerrou suas atividades após vinte anos de operação, enquanto a rede francesa SMOSMANIA não conseguiu submeter seus dados a tempo devido à falta de pessoal. O relatório compensa parcialmente essa perda, observando que outras redes emergentes, incluindo a XMS-CAT, na Catalunha, estão se aproximando do limite de quinze anos de observação exigido para inclusão em edições futuras.

Em escala global, a tendência para um déficit de água subterrânea se reflete na comparação dos últimos dois anos:

Níveis de água subterrânea 2024 2025
Abaixo do normal 25% 34%
Normal 38% 35%
Acima do normal 37% 31%

Em um ano, a proporção de estações com níveis abaixo do normal subiu de 25% para 34%, enquanto as que registravam níveis altos caíram de 37% para 31%. A Europa Central e Oriental parece ser uma das regiões mais afetadas por esse declínio.

As geleiras estão sofrendo seu quarto ano consecutivo de perdas em todas as regiões.

Durante o ano hidrológico de 2025 — de outubro de 2024 a setembro de 2025 no Hemisfério Norte — as geleiras perderam 408 ± 132 gigatoneladas de massa, o equivalente a 1,1 mm de elevação do nível do mar. Este é o quarto ano consecutivo em que todas as principais regiões glaciais do planeta registraram uma perda líquida, e seis das sete maiores perdas anuais da história ocorreram nos últimos sete anos. Regiões como a Ásia Central, o oeste da Ásia Meridional, o Ártico Russo, a Islândia e o oeste do Canadá e dos Estados Unidos experimentaram um de seus três balanços de massa mais negativos já registrados em 2025.

O relatório aponta para um fenômeno que afeta diretamente a Europa: regiões dominadas por pequenas geleiras, incluindo os Alpes Europeus, a Escandinávia e o Cáucaso , podem já ter ultrapassado seu “pico hídrico” — o ponto em que o derretimento das geleiras deixa de gerar mais escoamento a cada ano e passa a gerar menos, à medida que a reserva de gelo disponível se esgota. Desde 2000, as geleiras de montanha perderam 6,2% de sua massa acima do nível do mar, de acordo com dados do Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras (WGMS, na sigla em inglês) incluídos no relatório.

Um balanço global de desastres marcados pela Ásia e África.

O capítulo sobre eventos hidrológicos de alto impacto identifica a Ásia e a África como as regiões mais afetadas por eventos climáticos extremos em 2025, observando que, entre 2021 e 2025, esses dois continentes foram responsáveis ​​por quase metade de todos os eventos extremos relacionados à água e por mais de 80% das mortes associadas, de acordo com o banco de dados EM-DAT. Alguns dos episódios mais severos documentados na edição deste ano incluem:

Evento País(es) Impacto
Inundações e transbordamento do rio Ndjili República Democrática do Congo 165 mortos, 60.000 afetados (3º ano consecutivo)
Inundação repentina em Mokwa Nigéria +230 mortos
Ciclone Ditwah Sri Lanka 640 mortos, prejuízos de US$ 4,1 bilhões (aproximadamente 4% do PIB)
Monzón 2025 Paquistão 1.037 mortos, 6 milhões de afetados
Tufões (maio-outubro) Vietnã Aproximadamente 200 mortos, prejuízo de US$ 1,9 bilhão
Furacão Melissa Jamaica e Haiti 91 mortos; perdas de 41% do PIB na Jamaica
Seca histórica Turquia, Irã, Armênia, Síria, Jordânia Ano mais seco desde 1964 (Turquia) e desde 1935 (Armênia)
Seca e emergência nacional Somália / Chifre da África +490.000 deslocados

Cinco anos de reportagens, com foco em alerta precoce.

O relatório conclui sua quinta edição destacando seu próprio progresso, que passou de três variáveis ​​hidrológicas em 2021 para quinze atualmente. A OMM enquadra este trabalho em sua iniciativa Alertas Precoces para Todos (EW4All), que visa garantir que todos os países possuam sistemas de alerta precoce para riscos relacionados à água até 2027, e o vincula ao Sistema Mundial de Observação Hidrológica (WHOS) e ao Sistema Global de Perspectivas e Estado Hidrológico (HydroSOS). Como exemplo da direção futura do monitoramento, o documento enfatiza o papel crescente da missão de satélite SWOT, lançada em dezembro de 2022, que já está complementando as observações in situ em áreas com escassez de dados.

A conclusão a que a própria OMM chega a partir de suas cinco primeiras edições é que a avaliação hidrológica global é possível, mas depende da cooperação contínua entre os países membros; sem ela, alerta o relatório, essas lacunas de informação continuarão dificultando a distinção entre variabilidade natural e mudanças estruturais no ciclo da água.

Fonte: Iagua


ÚLTIMOS ARTIGOS: