NOTÍCIAS

ArcelorMittal Tubarão adota água de reúso de esgoto sanitário para fins industriais

logos

A ArcelorMittal Tubarão e o governo do Espírito Santo assinaram um termo de compromisso que prevê a compra mensal para fins industriais, pela produtora de aço, de 540 metros cúbicos/hora (ou 150 litros/segundo) de água de reúso de esgoto sanitário, proveniente de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Reúso da CESAN

agua-de-reuso

Imagem ilustrativa

A aquisição será feita por contrato de 25 anos, podendo ser renovado, e reduzirá ainda mais a demanda da usina por água do rio Santa Maria da Vitória, disponibilizando maior volume do recurso para a sociedade. A assinatura foi formalizada no Palácio Anchieta, com presença do Governador Renato Casagrande, do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, do vice-presidente de Operações de Aços Planos ArcelorMittal Brasil, Erick Torres, e do executivo que assumirá como CEO Aços Planos América do Sul a partir de outubro, Jorge Oliveira.

A ação está integrada a um projeto lançado pelo governo do estado, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para tratamento de esgotos sanitários para fins de reúso industrial, cujo objetivo é firmar parceria com grandes empresas para contratação de um novo sistema de tratamento em substituição ao da ETE Camburi. O objetivo do PMI é construir uma nova estação de tratamento de esgoto sanitário, tecnologicamente mais moderna e eficiente, em área menor que a ocupada hoje no sítio aeroportuário, também com capacidade de fornecimento de água de reúso para fins industriais.


LEIA TAMBÉM: CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL USA EFICIENTE TECNOLOGIA DE ESGOTO PARA VIABILIZAR REUSO DE ÁGUA


O processo da CESAN de contratação da empresa que investirá na planta será feito por licitação.

Para a Cesan, a inovação visa fortalecer sua gestão sustentável, gerar receita, reduzir impactos e preservar a água. Para a ArcelorMittal Tubarão, a ação coloca a unidade em posição de vanguarda no estado e entre as primeiras no país a implantar essa alternativa hídrica. “Essa parceria é um marco na nossa história e na do Espírito Santo. Com a formalização, seremos a primeira empresa capixaba a adquirir água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário em grande escala”, explicou o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais, João Bosco Reis da Silva.

O Termo de Compromisso prevê ainda a doação, pela ArcelorMittal Tubarão, de uma área de 11 mil metros quadrados, na região do bairro São Geraldo, em Serra, para a construção da nova ETE. “Essa parceria inédita representa uma conquista importante não só para a empresa, mas também para a administração pública e para toda a sociedade capixaba. Estamos escrevendo um novo capítulo na história da segurança hídrica do Espírito Santo”, completa o gerente.

Fonte: Portos e Navios. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DOENÇA DA URINA PRETA: O QUE SE SABE SOBRE POSSÍVEL SURTO NO AMAZONAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISA REVELA QUE ANÁLISE DE ESTAÇÕES EM BACIAS QUE ALIMENTAM O LAGO DE FURNAS APRESENTAM PRESENÇA DE CONTAMINANTES FECAIS