NOTÍCIAS

Antônio Carlos Magalhães Neto, prefeito de Salvador da Bahia, junta-se ao Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia

clima e energia

neto

O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, em encontro com o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, assinou no dia 19 de outubro, em Salvador, a Carta de Compromisso do Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia em sua vertente latino-americana, tornando a capital da Bahia, a primeira cidade a renovar seu compromisso, aderindo ao Pacto Global de Prefeitos na América Latina e o Caribe.

A adesão ao Pacto Global de Prefeitos, para Salvador, significa um compromisso não apenas de tomada de ações locais audaciosas, mas também de trabalho lado-a-lado com parceiros ao redor do mundo, para assim compartilhar soluções inovadoras que permitam que os prefeitos atuem cada vez mais rápido. Cidades e governos locais do Pacto Global se conectam entre si e realizam trocas, aprendendo e compartilhando uns com os outros. Sendo parte da comunidade, eles fortalecem suas habilidades de implementar ações climáticas ambiciosas. Prefeitos e agentes locais comprometidos com o Pacto Global de Prefeitos têm a chave para cumprir o Acordo de Paris: O sucesso do Acordo de Paris está com cidades, negócios, comunidades e cidadãos globais ao redor do mundo.

ACM Neto afirmou hoje que “essa ação reafirma nosso trabalho em fazer de Salvador uma cidade cada vez mais sustentável e verde. Aproveitei a oportunidade para apresentar ações do Salvador 360, buscando mais parcerias e oportunidade para nossa capital”.

Segundo o Embaixador da União Europeia, João Cravinho “a Bahia tem um potencial importante no sector das energias renováveis, tema onde a União Europeia é pioneira. A nossa parceria estratégica com o Brasil está baseada num compromisso compartilhado sobre temas como o desenvolvimento sustentável e a luta contra as mudanças climáticas. Lideramos o uso das energias limpas, como é o caso da eólica e da solar num compromisso por uma economia mais sustentável”.

O Secretariado do Pacto dos Prefeitos na América Latina apoiou a assinatura de hoje em Salvador. Manuel Alejandro Fuentes, diretor do programa IUC para America latina e o Caribe e membro do Secretariado disse que “este é o primeiro passo na formação do Pacto Global na America Latina. No mês que vem, a cidades capitais do Brasil assinarão a carta compromisso com o Pacto, formando um grupo inicial de excelência que atrairá a outras cidades do país”.

Após a assinatura, uma mesa redonda liderada por João Cravinho foi realizada para discutir as consequências negativas das mudanças climáticas e a importância de se juntar ao Pacto Global dos Prefeitos, convertendo cidades e governos locais em agentes de mudança e líderes na ação climática.

Além de Antônio Carlos Magalhães Neto e João Cravinho, os Embaixadores no Brasil da Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Irlanda e Luxemburgo, bem como representantes da Dinamarca, Espanha, Itália, Irlanda, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Reino Unido estavam presentes em Salvador, na Bahia. O evento também contou com a presença de Manuel Alejandro Fuentes, Diretor do Projeto de Cooperação Internacional Urbana na América Latina (IUC-LAC) e membro do Secretariado do Pacto Global de Prefeitos na América Latina e Caribe e Antonella Cersasino, líder do Projeto de Diplomacia Publica da UE.

A cidade de Salvador da Bahia coordena o Fórum das Capitais Brasileiras (CB27) e irá convidar o resto das cidades latino-americanas para juntarem-se ao Pacto durante a Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontecerá em Recife, entre os dias 27 e 28 de novembro.

Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

É a maior coalizão de prefeitos e líderes locais do mundo comprometida com a ação climática. As autoridades regionais e subnacionais são responsáveis pela ação climática com as autoridades a nível local. O lançamento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia ocorreu seis meses após a Conferência de Paris, na qual as cidades desempenharam um papel crucial na defesa de um acordo internacional ambicioso e, representa uma reação histórica e poderosa dos líderes locais às urgentes mudanças climáticas.

Pacto Global de Perfeitos pelo Clima e Energia de América Latina e Caribe

É o capítulo para América Latina e Caribe que irá trabalhar para estabelecer o Pacto Global em 20 cidades da região. Para garantir a sinergia e alinhamento dos esforços, e melhor uso possível dos recursos disponíveis, fazem parte do Comitê Regional Diretivo: Delegação da União Europeia no Brasil, C40, ICLEI, ONU-HABITAT, CGLU, CAF e BID.

Mais informações : http://pactodealcaldes-la.eu/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS