Leia o Comunicado Conjunto das duas entidades
Devido à redução do nível da água nos reservatórios de Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto), em Minas Gerais, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) emitiram comunicado em que esclarecem que monitoram a situação, em especial quanto ao cumprimento das regras operativas temporárias propostas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para atenuar o deplecionamento desses reservatórios, a serem observadas, a princípio, até abril de 2021.
Essa proposta foi motivada pelas demandas colocadas em discussões promovidas pela ANA desde março deste ano entre os órgãos gestores de recursos hídricos, os representantes de setores usuários da água e de interesses locais, o ONS, órgãos ambientais e outros.
LEIA TAMBÉM: ANA LANÇA NOVO REGULAMENTO SOBRE TERMOS DE ALOCAÇÃO DE ÁGUA PARA RECURSOS HÍDRICOS DE DOMÍNIO DA UNIÃO
Preocupação quanto aos volumes armazenados
No dia 11 de novembro, a ANA enviou ofício ao ONS manifestando preocupação quanto aos volumes armazenados, que se aproximam do limite mínimo para início da operação a fio d’água conforme a proposta de regra operativa, e solicitando esclarecimentos sobre o cumprimento dessas regras.
Leia o comunicado conjunto ANA/ SEMAD-MG na íntegra.
A ANA e a SEMAD-MG seguem acompanhando o cenário e verificando o cumprimento da proposta de recuperação dos reservatórios, por meio de boletins diários e por reuniões periódicas com a participação dos usuários da água e dos representantes dos setores e organizações interessados na questão.
Leia a proposta do ONS no documento “REGRAS OPERATIVAS PARA ATENUAR O DEPLECIONAMENTO DOS RESERVATÓRIOS DE FURNAS E MASCARENHAS DE MORAES (set/20 a abr/21)”
Fonte: Gov.br.