NOTÍCIAS

Âmbar quer usar biogás para produzir H2V e biometano

Âmbar quer usar biogás para produzir H2V e biometano

H2V e biometano

P&D em conjunto com centro de estudos da Unicamp irá utilizar resíduos orgânicos de lagoas de tratamento dos frigoríficos da JBS para produzir energia renovável

A Âmbar Energia iniciou uma colaboração estratégica junto ao Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro), vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para impulsionar a produção eficiente de energia utilizando hidrogênio renovável derivado do biogás. A parceria, que acontece via P&D regulado pela Aneel, visa escalar a geração utilizando os resíduos orgânicos provenientes de JBS como matéria-prima. O cronograma previsto é de três anos, tendo como meta a produção de biometano, hidrogênio verde e eletricidade.

O projeto prevê o uso de células a combustível que oferecem uma eficiência de conversão superior às tecnologias tradicionais, segundo a empresa, que deve aplicar a solução nas lagoas de tratamento de diversas indústrias. Já a energia gerada será injetada na rede de distribuição, fortalecendo a matriz energética nacional com uma fonte mais confiável ao sistema.

Para gerar a eletricidade serão necessárias três etapas: a primeira trata do transporte e purificação do biogás produzido nas lagoas de tratamento dos frigoríficos da JBS. A segunda envolve a reformulação do metano presente no biogás para obter hidrogênio renovável. Por último, o H2 é empregado em uma célula a combustível, que produz energia elétrica com eficiência superior a 60%.

O processo é iniciado em uma lagoa de tratamento de resíduos, onde toda a matéria orgânica é depositada. Esta lagoa foi convertida em um biodigestor, melhorando o tratamento do efluente e permitindo o armazenamento dos gases resultantes do processo. Assim, o biogás gerado é composto principalmente por metano, além de outros gases como dióxido de carbono, enxofre e oxigênio

O professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp e pesquisador do Cepetro, Hudson Zanin, explica que se o biogás in natura for diretamente utilizado em um motor, ocorre a corrosão das partes internas caras, tornando-as inutilizáveis. Por isso, o primeiro passo é purificar o insumo através de filtros, removendo impurezas que não são metano.
“Enquanto as termoelétricas que utilizam metano fóssil do pré-sal conseguem uma eficiência de conversão de 30% do gás em eletricidade, no nosso caso, quebramos o metano em hidrogênio renovável e depois o utilizamos em células a combustível para atingir uma eficiência muito mais elevada”, afirma o pesquisador.
O hidrogênio de origem fóssil é conhecido como hidrogênio cinza e é utilizado, principalmente, na produção de amônia, fertilizantes, aço e alumínio, além da dessulfuração de combustíveis fósseis em refinarias.
“Com a emersão do hidrogênio renovável, ele terá espaço para ir além da descarbonização da cadeia do hidrogênio cinza, podendo ser utilizado para a produção de eletricidade também”, complementa.
A Âmbar também destacou que o plano inclui a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Andradina (SP) para explorar o potencial do biogás e do H2V, transformando planejamentos em ações concretas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS