Concessionária Águas de Matão escolheu a solução smart water da Itron para auxiliar na redução de perdas de água
A concessionária Águas de Matão assinou um contrato com a empresa de tecnologia Itron para ajudar a reduzir as perdas de água e os níveis de água não-faturada, que chegam ao redor de 50%.
A concessionária, que atende 27.000 clientes na Cidade de Matão no Estado de São Paulo, vai modernizar seu sistema de distribuição com a solução “smart water” da Itron, incluindo um “software-as-a-service” para análise e gerenciamento dos dados da medição.
Águas de Matão vai utilizar o avançado “software-as-a-service” Telemetra da Itron para coletar e processar dados e gerar insights de toda rede de distribuição da concessionária.
Os dados estarão disponíveis por meio de uma interface online, baseada na nuvem, que se integra perfeitamente com o sistema de cobrança da concessionária.
A tecnologia de monitoramento de águas da Itron permitirá a Águas de Matão contabilizar a água perdida monitorando remotamente os padrões de consumo diário de grandes consumidores e imediatamente detectando eventos tais como, vazamentos, bloqueio da medição, refluxo, consumo excessivo ou perda de pressão significativa.
Marcos Araújo, diretor executivo da Aegea São Paulo, grupo ao qual pertence a concessionária Águas de Matão, disse:
“Modernizando nosso sistema de distribuição e usando análises sofisticadas, ajudaremos a garantir que os nossos recursos hídricos estejam melhor gerenciados”.
Samuel Lee, vice-presidente de vendas, marketing e soluções para água para América Latina da Itron, disse:
“Águas de Matão agora está no caminho para proteger preciosos recursos hídricos enquanto também previne a perda de faturamento. Nossa solução smart water vai dar para Águas de Matão grande visibilidade sobre as suas operações de modo que possa gerir proativamente a água não-faturada”.
Foto: G1
Fonte: Water & Wastewater International, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br