NOTÍCIAS

Moradores recebem ‘água verde’ e 200 têm sintomas de contaminação no Piauí

Na cidade de Curimatá, a 775 km de Teresina, a água recebida nas torneiras tem uma coloração esverdeada e moradores têm sentido no corpo as consequências. Segundo o analista bioquímico Túlio Lustosa, pelo menos 200 pessoas apresentaram sintomas de contaminação entre janeiro e julho deste ano. A situação agrava o problema da crise hídrica no estado. Em todo o Piauí, 30 localidades estão em racionamento sob ordem do governo e mais de 25 em situação de emergência devido à seca.

Túlio é morador de Curimatá, possui um laboratório na cidade que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e afirmou ao G1 que desde janeiro o número de bactérias encontradas em exames de moradores teve um significativo aumento. “Tenho percebido que o número de microrganismos, como amebas, tem aumentado. Os pacientes vêm fazer os exames parasitológicos de fezes e urina e notamos o crescimento desses microrganismos que pode ter relação com a má qualidade da água, com má higiene ou alimentos contaminados”, disse.

agua-cobtaminada
Morador mostra em um copo as condições da água recebida em sua casa (Foto: G1)

De acordo com o laboratório, em uma análise comparada da água e de exames de moradores foram detectadas bactérias compatíveis e mais de 200 pacientes ao longo de seis meses apresentaram casos de vômito, náuseas e diarréia, característicos de contaminação.

Os locais de captação de água têm reduzido drasticamente os níveis, devido à estiagem, e o governo tem buscado diversos meios de abastecer a população. Contudo, a suspeita é de que em algumas residências a água esteja chegando sem tratamento.

A irmã de uma das pessoas que adoeceu enviou uma foto do exame parasitológico, que mostra a presença da ameba Entamoeba Coli, encontrada em locais de água contaminada. Quando ingerido, esse microrganismo causa febre alta, desconforto abdominal e evacuações podendo conter sangue nas fezes.

exame-contaminacao
Exame parasitológico aponta presença de ameba comum em águas contaminadas (Foto: G1)

“Minha irmã fez um exame, foi encontrado nela um ‘verme’ e há indícios de que essa contaminação foi causada pelo uso da água. Ela sente enjôos, vômitos e fraqueza, entre outras coisas”, afirmou a irmã da paciente que preferiu não se identificar. A data do exame parasitológico coincide com o período de pouco mais de um mês quando a água começou a apresentar a cor verde.

Autoridades comentam a situação

Ao G1, o prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, disse que o município não possui registros de doenças causadas por conta da contaminação. “Se houver casos de doenças, o município será o primeiro a buscar meios de solucionar”, afirmou.

Ele também falou sobre o trabalho do governo do estado e da prefeitura na solução do abastecimento da cidade.

“Estamos com duas máquinas perfuratrizes modernas do Exército, uma da Agespisa [que faz o tratamento e abastecimento de água] e uma particular bancada pelo município, além de cinco carros-pipa atendendo a cidade e zona rural”, completou o prefeito.

O secretário da Defesa Civil do Piauí, Hélio Isaías, disse que membros da secretaria e da Agespisa conheceram as estações de tratamento e constataram que o sistema de abastecimento não estaria tão comprometido. Ele disse ainda que os municípios de Júlio Gomes e Avelino Lopes vão buscar água em Curimatá.

“No momento da visita a coloração da água estava normal. O estado determinou a criação de mais poços para auxiliar no abastecimento, mas as barragens vão continuar a fornecer água”, pontuou o secretário.

manancial
Bomba de água em uma das barragens que abastecem a cidade de Curimatá, coloração é semelhante à recebida nas torneiras (Foto: G1)

A Agespisa falou apenas sobre o problema no abastecimento de água na cidade. Em nota, afirmou que está perfurando um poço em Curimatá para amenizar o racionamento causado pelo baixo nível da Barragem de Algodões. Com esse poço, a empresa espera aumentar a oferta de água.

‘Água verde’ nas torneiras

Contudo, no mesmo dia em que a prefeitura e a Defesa Civil responderam ao G1, moradores enviaram vídeos sobre a realidade que têm enfrentado diariamente. Nas imagens, é possível ver a condição imprópria da água que sai das torneiras. A coloração esverdeada e um conteúdo denso com mau cheiro, segundo os moradores, impossibilitam o consumo do líquido.

Condições da água têm causado transtorno à população de Curimatá (Foto: G1)
Condições da água têm causado transtorno à população de Curimatá (Foto: G1)

Mais dificuldades

Apesar das medidas tomadas pelas autoridades, mais problemas aparecem com o passar dos dias. Moradores da região próxima à Estação de Tratamento de Água de Curimatá informaram ao G1 que um dos poços, que estavam sendo perfurados pela Agespisa na primeira semana de julho, desmoronou e os profissionais da área estariam em busca de outro local para realizar a escavação.

acude
Situação atual do açude Vereda da Cruz, que abastece Curimatá e municípios vizinhos, é crítica (Foto: G1)

A cidade de Curimatá conta com três estações de abastecimento de água. A mais antiga é a barragem de Sertão, construída na década de 80. A segunda maior, Vereda da Cruz, está completamente seca. Já a maior estação, o Açude de Algodões II, fornece água a Curimatá e municípios vizinhos e não possui adutora, o que gera um grande prejuízo devido à abertura das comportas no intuito de conduzir a água para uma subestação. Até o riacho perenizar para poder abastecer a cidade, leva mais de dez dias.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS