NOTÍCIAS

Projeto purifica água contaminada através de ozônio

Pesquisadores descobriram maneira de recuperar a água em um processo relativamente rápido

Criciúma e os municípios da redondeza sofrem com um problema ambiental em decorrência da mineração de carvão, atividade que há anos é executada. A água contaminada fica ácida para a sobrevivência dos peixes e o uso dela para a agricultura também fica inviável.

A boa notícia é que foi comprovada a possibilidade de recuperar a água com muita acidez e contaminada por metais pesados em área de mineração. Pesquisadores descobriram um grande aliado para auxiliar nesta recuperação. ” O processo consiste em injetar o ozônio na água, para oxidação química dos metais presentes. O ozônio é um gás gerado a partir do ar. Uma vez em contato com a água contaminada, ele oxida os metais e estes tornam-se insolúveis, possíveis de serem retirados via filtração”, explica o engenheiro Químico, professor e mestrando em Química pela UFSC, Thauan Gomes, que faz parte do projeto.

ozonio

Para a água ficar limpa, o professor explica que o processo é relativamente rápido sendo implementada a limpeza da água de maneira contínua. “Obviamente, grandes quantidades de água requerem quantidades maiores de ozônio e consequentemente equipamentos de filtração maiores”, explica.

O projeto surgiu, ainda segundo o professor, da necessidade em comum de duas regiões brasileiras afetadas pela atividade de mineração: Criciúma-SC e Caldas-MG. “A oxidação de metais por meio da utilização do ozônio já é conhecida. Então o desafio foi efetuar o processo de maneira sustentável economicamente. Os primeiros testes foram realizados na USP, onde se constatou a viabilidade da recuperação de águas contaminadas. Posteriormente o projeto foi escrito e contemplado pelo FUNTEC-BNDES”, relata.

Este projeto foi encerrado em 2016. “Participaram profissionais de diferentes áreas. As instituições envolvidas foram: USP (IPEN), UFSC, INB, UNESC e a empresa Brasil Ozônio. O projeto teve a duração de três anos”, ressalta Gomes.

ozonio

Recuperação da água contaminada

O professor ainda explica que atualmente  há duas estações de tratamento em escala piloto em Criciúma. “No momento está sendo desenvolvido o modelo de negócio para venda da tecnologia. Em Minas Gerais, o tratamento está implementado nas Indústrias Nucleares do Brasil-INB. O projeto gerou duas patentes para tratamento de águas oriundas da mineração. Os próximos passos consistem em concretizar negócios com mineradoras”.

 Descoberta importante para a sociedade

Tratar a água contaminada é um grande avanço. “É fundamental que se pesquise em sustentabilidade, pois apesar dos impactos causados pela exploração de minérios, sempre é necessário a utilização dos recursos minerais. A questão chave é minimizar os efeitos negativos na área ambiental, promovendo qualidade do ambiente de vida”, finaliza.

ozonio

Fonte: Revista W3.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS