NOTÍCIAS

Aeronave movida a hidrogênio não precisa de pista para pousar e percorre até 1.300 km

Aeronave movida a Hidrogênio

A novidade foi revelada oficialmente no Airfinance Journal 2023 em Dublin, na Irlanda, e apresenta vantagens interessantes.

Aeronave Hidrogênio: VTOL ARC Linx P9, um híbrido de avião e helicóptero capaz de decolar e pousar na vertical.
Imagem Créditos: ARC Aero Systems / Divulgação

 

A aposta da vez para atender a demanda do futuro por táxi aéreo sustentável é projetar aeronaves mais espaçosas e não necessariamente totalmente elétricas como os eVTOLs. Considerando os protótipos vistos até aqui, de fato a maioria pode levar poucos passageiros, sem contar com alcance ainda limitado das baterias.

A startup britânica ARC Aero Systems quer mudar o jogo trazendo modelos com mais capacidade, emissão zero e custos de manutenção mais baixos. Um deles é o VTOL ARC Linx P9, um híbrido de avião e helicóptero, aeronave movida por hidrogênio, capaz de decolar e pousar na vertical.

A novidade foi revelada oficialmente no Airfinance Journal 2023 em Dublin, na Irlanda, e apresenta vantagens interessantes.

Logo de cara, o modelo é bem maior. Sua cabine foi projetada para levar até nove pessoas e suporta em média o dobro de carga útil dos eVTOLs modernos. A fabricante compara a capacidade com a de um helicóptero, só que bem mais acessível de operar, diz a ARC.

Segundo a empresa, os custos gerais são até 40% mais baixos se comparado a um helicóptero tradicional. Um dos segredos para isso é o sistema de propulsão mais simples, composto por um único rotor e motores turboélice adaptados para funcionar com hidrogênio ou combustível de aviação sustentável (geralmente feito de óleo orgânico, como óleo de cozinha usado ou resíduos agrícolas).


LEIA TAMBÉM : BIOBATERIA DE CERA ARMAZENA ENERGIA DE PAINEL SOLAR E TURBINAS EÓLICAS


Alcance do VTOL pode ultrapassar 1.000 km

Para ter uma ideia, o modelo pode percorrer 860 km ou até 1.300 km com um tanque extra de combustível. Sua velocidade de cruzeiro é de cerca de 300 km/h e a capacidade de decolar e pousar na vertical também dispensa pistas dedicadas, posicionando a aeronave como uma nova concorrente no ramo de transporte aéreo urbano.

No fim, por enquanto o Linx P9 ainda é apenas um conceito. Segundo o cronograma da ARC, o rival dos eVTOLs estará pronto para voar comercialmente em 2028.

Fonte: Olhar Digital


ÚLTIMAS NOTÍCIAS : SAIBA COMO FOI A EXPERIÊNCIA DA EMIRATES EM VOO COM COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS : FENASAN 2023, EM SÃO PAULO, TERÁ ÁREA DE EXPOSIÇÃO MAIOR E VISITAÇÃO INTEGRADA À WASTE EXPO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS