O voo com combustível sustentável decolou do aeroporto internacional de Dubai
A Emirates anunciou em 30 de janeiro, ter realizado o seu primeiro voo de demonstração com uma aeronave Boeing 777-300ER, usando combustível de aviação sustentável (100% SAF) em um de seus motores.
O voo decolou do aeroporto internacional de Dubai (DXB) e foi comandado pelos capitães Fali Vajifdar e Capitão Khalid Nasser Akram, sobrevoando a costa de Dubai por mais de uma hora.
A demonstração com SAF tem um significado especial, pois os Emirados Árabes Unidos declararam 2023 o “Ano da Sustentabilidade” para reforçar o seu compromisso com a busca por soluções inovadoras para desafios como energia, mudança climática e outras questões relacionadas à sustentabilidade.
O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Oriente Médio e Norte da África com 100% SAF, apoia o trabalho mais amplo de redução das emissões de CO2 do ciclo de vida, enquanto o setor busca aumentar o uso de SAF.
Os voos também ajudarão a ajustar futuras demonstrações de SAF e apoiarão a certificação futura, com a aprovação de 100% SAF drop-in para aeronaves.
Atualmente, o SAF é aprovado para uso em todas as aeronaves, mas apenas com misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.
Parcerias desenvolvidas
A Emirates trabalha com as empresas parceiras GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent para adquirir e desenvolver uma mistura de SAF que reproduza as propriedades do combustível de aviação convencional.
Em cada mistura, foram realizadas várias medições de propriedades físicas e químicas do combustível. Depois de vários testes em laboratório e testes rigorosos, eles chegaram a uma proporção de mistura que refletia as qualidades do combustível de aviação.
Dezoito toneladas de SAF foram misturadas, compostas por HEFA-SPK fornecido pela Neste (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados e querosene parafínico sintético) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidrodesoxigenado). O 100% SAF foi usado em um motor GE90, e o combustível de aviaçao convencional abasteceu o outro.
O voo de teste comprovou ainda mais a compatibilidade do SAF especialmente misturado como uma fonte de combustível segura e confiável.
LEIA TAMBÉM: EMIRATES CONCLUI TESTES EM SOLO E SE PREPARA PARA PRIMEIRO VOO EXPERIMENTAL COM COMBUSTÍVEL 100% SUSTENTÁVEL
O resultado promissor dessa iniciativa também aumenta o corpo de dados e pesquisas do setor sobre misturas de SAF em proporções maiores, abrindo caminho para a padronização e futura aprovação de 100% SAF drop-in como substituto do combustível de aviação, bem acima do limite atual de 50% na mistura.
Este voo é um momento marcante para a Emirates e um passo positivo para o nosso setor, pois trabalhamos coletivamente para enfrentar um dos nossos maiores desafios: reduzir nossa pegada de carbono. Foi uma longa jornada até finalmente vermos este voo de demonstração decolar com 100% SAF. A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar uma aeronave Boeing 777 com motor GE 100% SAF”, destacou Adel Al Redha, diretor de operações da Emirates.
“Meus parabéns à Emirates por esta conquista. O SAF é fundamental para ajudar o setor da aviação a atingir sua meta de zero emissão líquida até 2050; e colaborações como esta para testar 100% SAF globalmente nos ajudarão a nos aproximar dessa meta”, ressaltou Aziz Koleilat, vice-presidente de vendas globais e marketing do Oriente Médio da GE Aerospace.
“A Boeing parabeniza a Emirates por seus testes de voo bem-sucedidos usando combustível de aviação sustentável (SAF)”. O SAF desempenhará um papel crítico no compromisso da indústria da aviação de atingir zero emissão líquida até 2050, exigindo uma forte colaboração do setor”, disse Omar Arekat, vice-presidente de vendas comerciais e marketing do Oriente Médio da The Boeing Company.
O primeiro voo da Emirates com SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017, que decolou do aeroporto O’Hare em Chicago usando uma aeronave Boeing 777.
A companhia aérea recebeu sua primeira aeronave A380 com motor SAF em 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo naquele mesmo ano.
Fonte:noticiasustentavel
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HIDRELÉTRICAS, EÓLICAS, SOLARES E BIOMASSA RESPONDEM POR 92% DA PRODUÇÃO DE ENERGIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CCEE CERTIFICARÁ POSSÍVEIS VENCEDORES DO PRIMEIRO LEILÃO GLOBAL DE HIDROGÊNIO RENOVÁVEL