Ações de saneamento – Na última segunda-feira (11/04) foi realizada na Cidade Administrativa, sede oficial do governo do Estado de Minas Gerais, a Conferência Estadual “Unindo Minas Pelo Saneamento”, no âmbito Plano Estadual de Saneamento Básico de Minas Gerais (PESB-MG).
O evento sobre ações de saneamento teve as participações do governador Romeu Zema (Novo) e da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Carvalho de Melo. A Cobrape, responsável pela elaboração do Plano, foi representada pelo gerente da filial em Belo Horizonte, o arquiteto Rafael Decina Arantes e da coordenadora de contratos Raissa Vitareli
Imagem ilustrativa do Canva
Na cerimônia, foram apresentadas:
- as informações que tratam da situação de atendimento e déficit pelos serviços de saneamento;
- as metas a serem cumpridas até 2041;
- os aspectos condicionantes para soluções e alternativas em saneamento;
- os investimentos estimados em cerca de 102 bilhões de reais para universalização dos serviços e,
- os indicadores para monitoramento e avaliação do plano durante a sua implementação.
O objetivo é consolidar o panorama acerca dos serviços de saneamento em Minas Gerais e o planejamento estratégico para setor nos próximos 20 anos.
LEIA TAMBÉM: SANEAMENTO E GESTÃO DE ÁGUA: O BRASIL OFERECE INÚMERAS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO PRIVADO
O governador Romeu Zema ressaltou a importância da elaboração do Plano e das ações de saneamento e destacou que a medida é “fundamental para a saúde das pessoas e para a preservação do meio ambiente”.
A elaboração do PESB-MG foi iniciada em 2020, sob a coordenação da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A Conferência Estadual “Unindo Minas Pelo Saneamento” é uma das etapas finais do desenvolvimento do Plano.
O evento contou também com a participação de diversas instituições afetas ao saneamento, agências reguladoras, consórcios, poder público, organizações da sociedade civil e dos Delegados do PESB-MG eleitos nas Pré-Conferências Regionais.
A íntegra da Conferência pode ser assistida por meio do canal do PESB-MG no Youtube.
Fonte: Cobrape