NOTÍCIAS

Serviços Móveis de Água: Mantendo o Abastecimento de Água Industrial

Serviços Móveis de Água – Você sabia que apenas cerca de 50% das águas residuais ou efluentes industriais do mundo são tratados com segurança?

Isso significa que muitas empresas não estão tratando suas águas para posterior descarte Ou, eles estão usando métodos desatualizados e ineficazes.

Os serviços móveis de água oferecem soluções portáteis para produzir e reutilizar água. Neste artigo, analisamos como podemos beneficiar e manter o abastecimento de água industrial

Serviços Móveis de Água

Foto divulgação Veolia  Water Technologies

No entanto, há uma maneira mais eficiente. Os serviços móveis de água podem ajudar sua empresa a reduzir custos e reutilizar a água. Continue lendo para saber mais sobre serviços móveis de água e manter o seu abastecimento de água industrial.

Nossa água importa

A água limpa é um dos bens mais essenciais do mundo. As empresas fazem muitos usos de água, para produção de alimentos até para os de chips de computador e para geração de eletricidade. As pessoas precisam de água para viver, e as empresas também.

A disponibilidade de água limpa e fresca está se tornando um item crítico na nossa vida . Municípios e empresas estão procurando novas fontes e maneiras de remover sais, metais e outros poluentes e contaminantes das águas, tanto para descarte como para reutilização.

Implantar um projeto de descontaminação de água com bom desempenho requer o trabalho de muitas pessoas. É necessário superar muitas barreiras regulatórias, tecnológicas e de um conjunto de melhores práticas.

Além disso, os profissionais da área estão continuamente tentando descobrir e definir as melhores práticas e com menores custos operacionais..

Componentes essenciais do tratamento de águas residuais
Quando se trata de tratamento de efluentes ou águas residuais , existem muitos processos diferentes. Aqui estão alguns dos processos mais comuns.

Clarificação

Normalmente, a primeira fase no processamento de águas residuais é a clarificação. É um processo que usa etapas físico químicas para separar materiais em suspensão, matéria orgânica, metais dissolvidos ou outros sólidos da água.

A grosso modo é uma sequência de tanques que possue agitação mecânica para promover a adição de produtos químicos Nesta etapa são adicionados produtos químicos para a coagulação, floculação e sedimentação das partículas em tanques denominados de decantadores.

Tudo depende de que tipo de água residual ou esgoto será feito o tratamento. Você pode necessitar de várias etapas para remover pequenas partículas ou subprodutos na maioria das vezes. Como bônus, você pode aproveitar alguns componentes ou poluentes presentes nestas águas dependendo do valor agregado deste poluente. Por exemplo alguns metais presentes como a prata , zinco , estanho, cobre e outros podem ser reutilizados..

Desinfecção

Microrganismos, como bactérias e vírus, podem causar muitas doenças e até mesmo a morte. Você pode encontrá-los em águas residuais.

Se as águas residuais industriais fizerem com que esses patógenos perigosos entrem no meio ambiente, eles podem aumentar doenças e infecções. Isso faz com que se livrar deles, neutralizá-los ou eliminá-los seja uma parte essencial do tratamento.

Abrandamento

Você pode considerar a remoção de sais de dureza de cálcio e magnésio, num processo denominado de abrandamento de água, que são sais que causam incrustações em processos com troca de calor ou geradores de vapor. No abrandamento a frio é feita uma precipitação destes sais de dureza com a utilização de cal ou soda cáustica ou carbonato de sódio principalmente quando estes sais estão combinados com sulfatos.Este processo é denominado de abrandamento a brio.

Troca iônica (IX)

Às vezes, você também pode usar membranas de troca iônica ou IX. tanto para este abrandamento como para a desmineralização ( remoção de sais) da água, neste caso utilizamos as resinas catiônica e as resinas aniônicas para este processo. Para o abrandamento ou remoção de dureza, utilizam-se as resinas catiônicas.

Processos Especiais

Você também pode remover orgânicos ou metais específicos ou diminuir o nível de TDS (total de sais dissolvidos) para a reutilização de águas residuais. Os fluxos de águas residuais são geralmente muito complexos e variam de uma planta para outra. Como resultado, muitas vezes são necessários tratamentos especiais para atender a todas as necessidades de tratamento destas águas antes de serem descartadas ou reutilizadas.

Distribuição

Após o tratamento das águas residuais, pode ser efetuado um tratamento denominado terciário visando a reutilização de águas, Nesta etapa utilizam-se filtros, sistema de osmose reversa, eletrodeionização ou mesmo resinas de troca iônica visando a remoção dos sais remanescentes do tratamento anterior.

O tratamento de águas residuais quase sempre altera os requisitos de tratamento de efluentes, composição ou vazão. Um sistema de tratamento bem projetado deve lidar com essas mudanças e crescer conforme necessário.

Onde estamos agora?

Há muitas coisas que as empresas fazem para manter a água limpa. Estações de geração elétrica, plantas de processo e outras instalações industriais precisam de água tratada de acordo com um determinado padrão.

Os profissionais da água precisam descobrir a química da água necessária e comunicá-la a potenciais fornecedores e empresas de engenharia e construção. Esse conceito é simples, mas especialistas dizem que nem sempre acontece.

O que aconteceu com o papel do engenheiro de processo em tudo isso? Hoje, quem é responsável por manter o abastecimento de água industrial e produzir água segura?

O futuro da manutenção de água industrial

As empresas usam a dessalinização há muito tempo para obter água potável a partir da água do mar, o que não é novo. No entanto, é preciso muita energia e dinheiro.

Uma usina de dessalinização de 50.000 galões por dia de propriedade privada pode atender cerca de 7% das necessidades de água de uma região. No entanto, os usuários industriais em todo o país precisam de água potável tanto quanto, e muitas vezes precisam de sua água para atender aos padrões federais de água potável.

Há também a questão das regras de descarga zero em breve.

O que podemos fazer?

Existem muitos detalhes para serem observados ao se projetar e construir um sistema com quando se tem dados limitados das águas. Um sistema mal dimensionado pode não funcionar, ou pode em alguns casos prejudicar o funcionamento dos equipamentos que utilizam água na planta industrial.

Como o custo de uma estação de tratamento de água é tão pequeno comparado ao custo total de uma instalação, muitas pessoas ignoram os pequenos detalhes. Muitas vezes, os fornecedores recomendam sistemas prontos para uso quando um sistema projetado sob medida pode ser mais garantido.

Garantir que você saiba que tipo de água disponível e o tipo de água mais adequado ao processo industrial são provavelmente dois dos primeiros passos para um projeto de água industrial bem-sucedido. Geralmente, você deve ter minimamente 10 dez tipos de dados, físico químicos e microbiológicos sobre a qualidade da água da fonte para garantir que seu sistema de tratamento funcione adequadamente.

 


 

LEIA TAMBÉM: SERVIÇOS MÓVEIS DE ÁGUA DA VEOLIA WATER TECHNOLOGIES DISPÕE DE UMA AMPLA GAMA DE TECNOLOGIAS “PLUG AND PLAY”


Entrando no caminho certo

As empresas enviam a água através de um sistema de tratamento de águas residuais para transformá-la em algo que pode ser reutilizado ou enviado com segurança para o meio ambiente ou para uma estação de tratamento municipal. As pessoas que trabalham com águas residuais têm que lidar com muitos dados diferentes nos fluxos destas águas. Estes podem incluir:

  • Demanda bioquímica de oxigênio (DBO)
  • Demanda química de oxigênio (DQO)
  • Metais
  • Nitratos
  • Sulfatos
  • Microorganismos patogênicos
  • Fosfatos
  • Produtos químicos sintéticos
  • Análise Físico Química básica
  • TDS (Sólidos Dissolvidos Totais)
  • SST (Sólidos Suspensos Totais)

O sistema de tratamento de águas residuais adequado ajudará sua instalação a manter o meio ambiente, a saúde humana, equipamentos, processos ou produtos de forma segura. Isso é especialmente importante se você planeja reutilizar as águas residuais.

Você estará com sérios problemas se as águas residuais não tratadas forem enviadas para o meio ambiente ou se o tratamento da água funcionar incorretamente. Sua empresa pode evitar multas significativas e possíveis ações legais, garantindo que seu processo de tratamento de água industrial funcione corretamente.

A complexidade de um sistema de tratamento de efluentes dependerá muito das normas e legislações ambientais que se aplicam à sua planta e do tipo de resíduo que você produz.

A Solução: Serviços Móveis de Água

É mais barato e mais eficiente usar serviços móveis de água do que plantas de água fixas em várias situações e circunstâncias industriais. As empresas podem fazer uso das unidades móveis de água de muitas maneiras diferentes.

Por exemplo, você pode usar uma unidade móvel de água quando o equipamento da sua indústria estiver danificado ou subdimensionado . Você também pode usar este serviço para comissionamento, reforma ou projetos de manutenção planejada. Também pode atender às necessidades plurianuais de abastecimento de água a longo prazo.

Algumas tecnologias móveis de tratamento de água podem tratar até 1.000 metros cúbicos de água por hora. Eles estão disponíveis em um trailer, skid ou contêiner e podem se mover com rapidez e facilidade. Além disso, eles vêm em sistemas padrão ou modulares e são construídos com conexões “plug-and-play” para facilitar o uso.

Trabalhando com Serviços Móveis de Água

As unidades móveis de tratamento de água da Veolia permitem que você tenha acesso a uma fonte de água tratada confiável e segura o tempo todo, 365 dias por ano. Dessa forma, você pode manter suas operações principais funcionando sem problemas.

Nosso histórico de fazer as coisas rapidamente e fornecer um serviço inigualável permite que nossos clientes mantenham seus negócios funcionando.

Seu parceiro no reuso de águas residuais

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a ver os benefícios dos serviços móveis de água. Na Veolia, temos uma frota grande e flexível, uma ampla gama de tecnologia e recursos técnicos locais que nos permitem fornecer disponibilidade a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além disso, temos instalações de regeneração de resinas de troca iônica para atender geograficamente todo o país . Isso significa que podemos responder rapidamente às necessidades de nossos clientes, seja uma necessidade emergencial, planejada ou de longo prazo de água tratada.

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para discutir suas necessidades de produção de água industrial.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.
Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros. www.veolia.com

Fonte: Veolia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  USO DA ÁGUA NO AGRONEGÓCIO É SOLUÇÃO PARA A PRODUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PATÓGENOS RESISTENTES A MEDICAMENTOS NA ÁGUA PODEM GERAR OUTRA PANDEMIA?