NOTÍCIAS

A ACCIONA Agua entra no mercado de tratamento de efluentes australiano com um contrato de 52 milhões de euros

Tratamento de efluentes com processo MBBR

 

acciona-australia

 

A ACCIONA Agua, em colaboração com a empresa local Monadelphous, foi selecionada pela Unitywater para o projeto, construção e operação de uma planta de tratamento de efluentes no estado de Queensland, Noroeste da Austrália.

O projeto no valor de 74 milhões de dólares australianos, cerca de 52 milhões de euros, visa aumentar a capacidade da planta de tratamento de Kawana de 90.000 para 200.000 pessoas atendidas.

Kawana é a entrada da ACCIONA no mercado de tratamento de efluentes australiano e é o terceiro contrato conquistado pela ACCIONA Agua no país, onde a empresa projetou, construiu e atualmente opera a planta de dessalinização de Adelaide, South Australia e a planta de tratamento de água de Mundaring, Western Australia.

Sobre o projeto

Neste projeto, que tem um prazo de 24 meses para ser concluído, será utilizado o processo de tratamento de efluentes chamado Reator de Leito Móvel com Biofilme (Moving Bed Biofilm Reactor – MBBR) nunca utilizado previamente no país. O gás metano produzido no processo será utilizado para gerar eletricidade e, dessa forma, compensar as necessidades energéticas da instalação, o que permite reduzir a sua pegada de carbono e ainda contribui com a sustentabilidade do projeto.

Sobre as outras plantas operadas no país

Adelaide, que já recebeu dez prêmios de excelência de Institutos e Associações internacionais do setor, tem capacidade de 300.000 m3/dia e é pioneira no país por incorporar um pré-tratamento avançado com membranas de ultrafiltração e uma configuração de membranas em duplo estágio que proporciona um maior rendimento energético e um aumento na recuperação de água tratada.

Mundaring abastece a rede Goldfield and Agricultural Water System (G&AWS) no Estado de Western Australia, e se trata do primeiro projeto de infraestrutura de água dessas características em regime de PPP (Parceria Público Privada). A sua capacidade inicial é de 165 milhões de litros por dia, com uma capacidade máxima de 240 milhões de litros por dia e se converteu na fonte principal de água para 100.000 pessoas, sendo que está preparada para atender as exigências de una população maior no futuro.

Grande experiência no país

A Austrália é um dos mercados estratégicos de crescimento para a ACCIONA nas suas principais atividades: infraestrutura e energias renováveis.

Além doa projetos de água, a sua divisão de Infraestrutura participa em diversos contratos viários pelo país, como a rodovia Toowoomba Second Range Crossing (TSRC), de 1.600 milhões de dólares australianos, que será construída na localidade de Toowoomba, Queensland; o Sydney Light Rail, trem leve de Sydney; ou os túneis de Legacy Way, em Brisbane, já em operação. Além disso, através da sua divisão de Energia, a ACCIONA tem quatro projetos eólicos e é, com seus 302,5 MW, o quarto país em instalações eólicas da companhia, atrás da Espanha, Estados Unidos e México.

Fonte: Aguas Residuales, adaptado por Portal Tratamento de Água

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS