NOTÍCIAS

Abastecimento de água do Rio Colorado nos EUA passará por mudança sem precedentes

Abastecimento de água do Rio Colorado – Interior dos EUA fará mudança sem precedentes no abastecimento de água do Rio Colorado.

À medida que a escassez generalizada de água no oeste americano continua a estabelecer recordes e forçar mudanças sem precedentes, as recentes ações de emergência tomadas pelos sete estados que usam a água do rio Colorado são um dos lembretes mais fortes até agora de quão grave o problema cresceu

Abastecimento de água do Rio Colorado

Imagem ilustrativa do Canva (Abastecimento de água do Rio Colorado)

“O Departamento do Interior dos EUA pediu aos estados que considerassem um desvio das regras operacionais existentes – para reter 592 mil metros cúbicos no Lago Powell”, informou o Nevada Independent . “Embora tal movimento reforçasse as elevações da água no Lago Powell, reduzindo um risco imediato de perdas de energia hidrelétrica, aceleraria o declínio físico do Lago Mead em cerca de 2  metros. Nas últimas duas décadas de seca, o maior reservatório artificial do país caiu, com um notável anel de banheira marcando onde a linha de água ficava quando o lago estava cheio.”

As regras atuais que regem a água do rio Colorado obrigariam o governo federal a liberar mais de 9 mil metros cúbicos de água a jusante do Lago Mead, um corpo de água de origem crítica para Arizona, Califórnia, Nevada e México. Mas o Lago Powell também está se tornando uma fonte de água cada vez menor para milhares de consumidores, bem como uma fonte de eletricidade em perigo.

Esta primeira decisão de adiar a liberação obrigatória é indicativa de quão prolongada e intensa esta seca atual se tornou.

“Após o período mais seco de duas décadas em 12 séculos, Mead e Powell caíram abaixo de um terço de sua capacidade no ano passado, lançando o sudoeste em crise”, segundo a New York Magazine . “Tudo isso faz das deliberações do Sudoeste sobre o rio Colorado uma janela para como as mudanças climáticas estão pressionando as divisões incorporadas em toda a sociedade americana.”


LEIA TAMBÉM: SERVIÇOS MÓVEIS DE ÁGUA: MANTENDO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA INDUSTRIAL


 

Em decisões históricas de compartilhamento de água, como esta, desafios de contaminação da água potável, impactos nas taxas e muito mais, a seca trouxe sua parcela de desafios para os sistemas de água potável em todo o país.

E mesmo que ações sem precedentes – como a decisão de reter a água do rio Colorado – sejam tomadas, as causas fundamentais da escassez de água continuarão causando estragos.

“A Bacia do Rio Colorado viu anos secos consecutivos – com outra temporada de escoamento abaixo da média prevista para este ano”, segundo o Independent . “De fato, as previsões já sugerem que o Lago Mead pode cair abaixo de uma elevação crítica, desencadeando uma nova rodada de cortes para os estados da Bacia Inferior no próximo ano.”

 

Fonte: Water Online
Adaptado para Portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DISPONIBILIDADE HÍDRICA, ESPECIALISTA ALERTA SOBRE IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COMO FUNCIONA O PROCESSO DE FLOCULAÇÃO