Abastecimento de água do Rio Colorado – Interior dos EUA fará mudança sem precedentes no abastecimento de água do Rio Colorado.
À medida que a escassez generalizada de água no oeste americano continua a estabelecer recordes e forçar mudanças sem precedentes, as recentes ações de emergência tomadas pelos sete estados que usam a água do rio Colorado são um dos lembretes mais fortes até agora de quão grave o problema cresceu
Imagem ilustrativa do Canva (Abastecimento de água do Rio Colorado)
“O Departamento do Interior dos EUA pediu aos estados que considerassem um desvio das regras operacionais existentes – para reter 592 mil metros cúbicos no Lago Powell”, informou o Nevada Independent . “Embora tal movimento reforçasse as elevações da água no Lago Powell, reduzindo um risco imediato de perdas de energia hidrelétrica, aceleraria o declínio físico do Lago Mead em cerca de 2 metros. Nas últimas duas décadas de seca, o maior reservatório artificial do país caiu, com um notável anel de banheira marcando onde a linha de água ficava quando o lago estava cheio.”
As regras atuais que regem a água do rio Colorado obrigariam o governo federal a liberar mais de 9 mil metros cúbicos de água a jusante do Lago Mead, um corpo de água de origem crítica para Arizona, Califórnia, Nevada e México. Mas o Lago Powell também está se tornando uma fonte de água cada vez menor para milhares de consumidores, bem como uma fonte de eletricidade em perigo.
Esta primeira decisão de adiar a liberação obrigatória é indicativa de quão prolongada e intensa esta seca atual se tornou.
“Após o período mais seco de duas décadas em 12 séculos, Mead e Powell caíram abaixo de um terço de sua capacidade no ano passado, lançando o sudoeste em crise”, segundo a New York Magazine . “Tudo isso faz das deliberações do Sudoeste sobre o rio Colorado uma janela para como as mudanças climáticas estão pressionando as divisões incorporadas em toda a sociedade americana.”
LEIA TAMBÉM: SERVIÇOS MÓVEIS DE ÁGUA: MANTENDO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA INDUSTRIAL
Em decisões históricas de compartilhamento de água, como esta, desafios de contaminação da água potável, impactos nas taxas e muito mais, a seca trouxe sua parcela de desafios para os sistemas de água potável em todo o país.
E mesmo que ações sem precedentes – como a decisão de reter a água do rio Colorado – sejam tomadas, as causas fundamentais da escassez de água continuarão causando estragos.
“A Bacia do Rio Colorado viu anos secos consecutivos – com outra temporada de escoamento abaixo da média prevista para este ano”, segundo o Independent . “De fato, as previsões já sugerem que o Lago Mead pode cair abaixo de uma elevação crítica, desencadeando uma nova rodada de cortes para os estados da Bacia Inferior no próximo ano.”
Fonte: Water Online
Adaptado para Portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli