NOTÍCIAS

45 mil imóveis lançam esgoto no meio ambiente

Após alerta há dois meses, quase 4 mil saíram da lista da Cesan

cesan esgoto

Em menos de dois meses, 3.654 endereços foram eliminados da lista de imóveis do Estado que, embora tenham a rede de coleta e tratamento de esgoto disponível, ainda não fizeram a ligação. Divulgada nesta quarta-feira (15) pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), a nova relação aponta a existência de 45.666 propriedades que permanecem descartando os dejetos de forma irregular no meio ambiente, dos quais a grande maioria são residências.

Na comparação com a lista anterior, publicada no início de outubro, houve queda em todos os tipos de imóveis, desde os comerciais e industriais, até as casas e propriedades do poder público. De acordo com a Cesan, quando os proprietários informam que estão ligados à rede de esgoto ou solicitam a ligação, o imóvel é excluído.

Clique para acessar a lista de imóveis industriais não ligados à rede

Clique para acessar a lista de imóveis comerciais não ligados à rede

Clique para a acessar a lista de imóveis públicos não ligados à rede

Após a primeira lista ser divulgada, tanto prefeituras quanto outras instituições já haviam questionado a atualização dos dados, afirmando que as ligações dos imóveis públicos descritos já havia sido feita.

O maior declínio é observado em relação as residências, cujo número passou de 43.285 para 40.153 de um mês para o outro. Com 8.869 casas despejando esgoto fora da rede, Vila Velha é líder em pendências na Grande Vitória, seguida pela Serra, que possui 8.075 residências na lista, e Vitória, com 6.229. Em Cariacica, 5.937 locais são apontados pelo relatório.

Já no que diz respeito ao comércio, 1.115 do total de 4.283 imóveis comerciais e de serviços que não possuem ligação com a rede no Estado localizam-se na Serra. Vila Velha aparece em segundo lugar, com 927 notificações. Vitória aparece novamente em terceiro, com 647 e Cariacica aparece na sequência, com 471.

O total de imóveis industriais que ainda não cumpriram a legislação passou de 101 para 93, sendo que 48 deles estão na Serra. Do mesmo modo, o número de imóveis residenciais sociais apresentou redução discreta de 1.047 para 1.038.

PREFEITURAS

Em nota, a Prefeitura de Vitória afirma que notifica continuamente os proprietários de imóveis que não estão ligados à rede de esgoto. Segundo ela, foram aplicadas duas mil multas ou notificações nos últimos dois anos.

“Devido a essas ações de fiscalização, 8 milhões de litros de esgoto deixam de ser despejados por dia no meio ambiente”, ressaltou a administração municipal, que também afirma ter multado a própria Cesan pelo envio de 806 informações falsas ao Sistema Oficial de Controles dos Dados Interligados de Esgotos à Rede Coletora Pública disponível (Geo-Semmam) nos últimos quatro anos.

“O valor dessa infração – uma multa para cada dado equivocado – totalizou R$ 9,182 milhões”, diz.

Segundo a Prefeitura da Serra, os proprietários de imóveis em situação irregular já foram notificados. Eles têm até 45 dias após a notificação para se interligar à rede. Após isso, uma nova vistoria será realizada.

Já a prefeitura de Cariacica afirma que a fiscalização e notificação dos endereços é feita pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente. Caso o prazo para a regularização não seja cumprido, a multa pode chegar a R$ 25 mil. A prefeitura de Vila Velha não respondeu até o fechamento da reportagem.

DADOS

A lista

O que é – A lista divulgada pela Cesan diz respeito ao número de imóveis que já possuem oferta de rede de coleta e tratamento de esgoto, mas não fizeram a ligação.

Total

De acordo com a nova lista da Cesan, 45.666 imóveis ainda não estão ligados à rede de esgoto no Espírito Santo.

Imóveis residenciais

Total: 40.153

Vitória: 6.229

Vila Velha: 8.869

Serra: 8.705

Cariacica: 5.937

Imóveis comerciais

Total: 4.283

Vitória: 647

Vila Velha: 927

Serra: 1.115

Cariacica: 471

Imóveis do poder público

Total: 99

Vitória: Nenhum

Vila Velha: Nenhum

Serra: Apenas 1

Cariacica: Nenhum

Imóveis industriais

Total: 93

Vitória: 12

Vila Velha: 19

Serra: 48

Cariacica: 3

Imóveis residenciais sociais

Total: 1.038

Vitória: 91

Vila Velha: 61

Serra: 191

Cariacica: 121

LISTA POSSUI 99 PRÉDIOS PÚBLICOS SEM LIGAÇÃO

Enquanto no início de outubro 215 imóveis pertencentes a órgãos públicos estavam inclusos na lista de locais que não fizeram a ligação à rede de esgoto, agora o número caiu para 99. Das 83 propriedades que antes eram apontadas na Grande Vitória, resta apenas uma, na Serra. A Cesan divulgou os dados atualizados nesta quarta.

Com a mudança, as pendências passam a ser concentradas em municípios do interior do Espírito Santo, a exemplo de Guarapari, Montanha, Muniz Freire, Anchieta e Afonso Cláudio. Nesses locais, assim como em outras cidades, a maior parte dos imóveis listados pertencem às prefeituras, especialmente às secretarias municipais. No entanto, há também locais sob administração do poder estadual e federal.

CONTESTAÇÕES

Os proprietários que estiverem na lista, mas tenham realizado a ligação de esgoto à rede devem contestar a informação na Cesan. A companhia explicou que os imóveis que informarem que estão ligados à rede de esgoto ou que solicitarem a ligação deixam a lista, seguindo uma determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsp). Segundo a Cesan, esse é o caso dos imóveis públicos de Cariacica, Vila Velha e Vitória.

Desde outubro, quando a primeira lista foi publicada pela Cesan, órgãos estaduais e prefeituras da Grande Vitória já haviam contestado informações, afirmando que os dados estavam desatualizados.

Na Serra, por exemplo, a coordenadora de governo em exercício, Raphaela Moraes, afirmou ao jornal A GAZETA, na época, que tanto a escolas Djanira Maria Araújo e Audary Nunes, quanto o Centro de Toxicômanos, que haviam sido citados, eram obras novas e já foram entregues com rede de esgoto.

Além disso, o Centro Municipal de Educação Infantil e a Praça de Porto Canoa ainda estavam sendo construídos. Por isso, não poderiam ser citados.

Vitória também questionou a citação de 42 locais na lista anterior, que em grande parte eram escolas. Na época, o subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Ademir Barbosa Filho, afirmou que muitos locais citados estavam regulares. Nos demais, o processo não foi regularizado devido a problemas técnicos, que vão desde a falta de oferta de rede até questões de nivelamento da rua.

Como o Quiosque 7 da Praia de Camburi também foi citado na última lista, o prefeito Luciano Rezende foi ao local para desmentir o fato e mostrar a existência da ligação. Na gravação, publicada nas redes sociais, Luciano criticou o que chamou de falta de transparência da Cesan.

O Tribunal de Justiça também afirma que o prédio da Vara da Infância e Juventude de Vitória, na Vila Rubim, também presente nos dados da Cesan, estava regular. Uma vistoria foi feita em maio no local.

Em função das reclamações, a Cesan respondeu que os clientes podem requerer a atualização da lista pelo 115 ou no escritório de atendimento. Caso a vistoria confirme a ligação, o móvel será retirado da lista.

Fonte: Gazeta On-line

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS