NOTÍCIAS

Vinhedo/SP está sem chuvas há mais 40 dias, Sanebavi alerta para uso racional

sanebavi

“Vinhedo está com os índices de chuvas abaixo do previsto, no mês de junho a cidade registrou 16,6mm de chuva”

 

chuva

Imagem Ilustrativa

 

Vinhedo não registra chuvas significativas há mais de 40 dias e, neste período de escassez, o nível de água nos mananciais diminuiu consideravelmente, o que afeta a capacidade de captação de água bruta para tratamento. O momento é de atenção, pois há alerta de especialistas do Consórcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) indicando que o período de estiagem deste ano será um dos mais severos em décadas.

Diante da atual situação, a Sanebavi recomenda aos moradores de Vinhedo o uso racional da água para evitar um cenário crítico e para garantir que os mananciais e reservatórios suportem a demanda até o início do período chuvoso, previsto para novembro, evitando problemas de abastecimento no município.


LEIA TAMBÉM: FALTA DE CHUVA FAZ NÍVEIS DE ÁGUA CAÍREM A ATÉ 8,4% EM REPRESAS DO ALTO TIETÊ


Diminuição da vazão

Na quarta-feira, 7, o nível da Represa 1 está 1,65m abaixo do máximo e os demais pontos de captação também sinalizam diminuição da vazão, por isso, a Sanebavi pede a conscientização de todos para utilizar a água apenas para as necessidades básicas, sem desperdícios que prejudicam a reservação de água bruta.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, desde fevereiro Vinhedo está com os índices de chuvas abaixo do previsto, no mês de junho a cidade registrou 16,6mm de chuva, 64% menos que a média prevista para o mês.

Fonte: Jornal de Vinhedo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TRANSFERÊNCIA DE ÁGUA DO CASTANHÃO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA/CE É SUSPENSA ATÉ 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SABESP DÁ PONTAPÉ INICIAL EM PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS PARA MELHORAR GESTÃO DE ÁGUA