NOTÍCIAS

Usina é autuada e embargada após acidente poluir rio e matar peixes em MT

Sema multou usina em R$ 5,7 milhões e alerta para que moradores não usem o rio. Bacia de contenção se rompeu e resíduos foram despejados no Rio Tenente Amaral.

sema

Imagem aérea mostra poluição no Rio Tenente Amaral em Jaciara (Foto: Sema-MT/Assessoria)

Depois que moradores encontraram peixes mortos e reclamaram do mau cheiro no Córrego Verde e do Rio Tenente Amaral, no município de Jaciara, a 142 km de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) autuou e embargou a Usina Porto Seguro, apontada como responsável pela poluição nos locais.

Usina Porto Seguro

A Usina Porto Seguro ainda não se manifestou sobre o caso. O G1 ligou para a usina, mas não teve resposta sobre a situação.

De acordo com a Sema, os autos de inspeção, notificação, infração e termo de embargo foram expedidos no sábado (28). O acidente ambiental ocorreu na madrugada de 26 de julho.

sema

Usina foi vistoriada, autuada e embargada após acidente poluir rio e matar peixes em Jaciara (Foto: Sema-MT/Assessoria)

 A contaminação dos recursos hídricos foi ocasionada pelo rompimento de uma das bacias de contenção da vinhaça, resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação de cana-de-açúcar ou milho, para a obtenção do etanol (álcool etílico) ou açúcar.

Durante o trabalho de inspeção e diagnóstico desenvolvido pela equipe da secretaria, foi constatado irregularidades nas bacias de contenção e tratamento de efluentes, assoreamento do córrego, poluição de nascentes, destruição de vegetação nativa e contaminação de solo e recurso hídrico.

As multas iniciais pelos crimes ambientais e descumprimento do embargo anterior somam R$ 5,7 milhões.

visita-tecnica-sema

Visita técnica constatou poluição do rio causado pela usina (Foto: Sema-MT/Assessoria)

Os técnicos também identificaram o risco iminente de um novo acidente. Diante do cenário e por medida de precaução, além da paralisação total das atividades industriais, a Sema notificou a usina para que esta faça a drenagem e limpeza das bacias dando tratamento adequado aos resíduos que forem removidos.

O auto também solicita projeto de contenção da vinhaça com anotação de responsabilidade técnica e estudo de passivo ambiental apresentando a extensão do dano para o solo, subsolo, aquífero e lençol freático.

Reincidência

No final de junho de 2018, a Sema havia realizado uma fiscalização na Usina Porto Seguro. O empreendimento foi embargado na época por captação de água superficial sem outorga e operação de área de fertirrigação em desacordo com as licenças ambientais.

As notificações expedidas também alertaram para um possível rompimento da bacia de contenção e solicitou melhorias na segurança das barragens.

Diagnóstico

Além da inspeção da indústria, a Sema também irá analisar a qualidade dos recursos hídricos superficiais.

Foram coletadas amostras de água do rio Tenente Amaral na PCH Embaúba, PCH Cambará, cachoeira da Fumaça, proximidades da Água Mineral Jaciara, na própria indústria e acima do ponto de despejo.

Três dias após o acidente, a equipe verificou que ainda há mortandade de peixes e mau cheiro na água. Diante do cenário, a Sema orienta para que a população evite utilizar o rio Tenente Amaral até que as análises garantam a qualidade e a balneabilidade do mesmo.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Tratado do Alto-Mar entenda o que muda para o Brasil

Tratado do Alto-Mar: entenda o que muda para o Brasil

Acordo que trata da biodiversidade nos oceanos já está em vigor. O Acordo sobre a Conservação e o Uso Sustentável da Diversidade Biológica Marinha em Áreas Além da Jurisdição Nacional (BBNJ, na sigla em inglês) entrou em vigor neste mês de janeiro, após duas décadas de negociação internacional.

Continuar lendo »

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS