NOTÍCIAS

A União Europeia vai destinar 26,2 bilhões de euros para projetos no setor de água na Grécia

A Grécia apresenta perspectivas interessantes no setor das infraestruturas de água e resíduos que, com base na experiência e no know-how de outros Estados-Membros da UE, necessita de se modernizar e convergir para as normas europeias.

Recurso poderá ser utilizado para aprovação de projetos de gestão de resíduos e infraestruturas hídricas no período de 2021-2027

Imagem ilustrativa

A recuperação económica nos últimos anos, com taxas de crescimento do PIB positivas e crescentes desde 2017 (com exceção de 2020 devido às restrições da pandemia), deu um novo impulso ao domínio das infraestruturas na Grécia.

Adicionalmente, em 2021 com o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2021-2027, a União Europeia vai atribuir 26,2 mil milhões de euros que a Grécia poderá utilizar para a aprovação de projetos de gestão de resíduos e infraestruturas hídricas.

A Grécia mostra possibilidades de melhoria no tratamento de resíduos, o que tem conduzido ao desenvolvimento de um Plano Nacional de Gestão de Resíduos, no qual se procura convergir com a Europa, no que se refere à atuação no domínio da gestão de resíduos através de novos modelos sustentáveis ​​e reaproveitamento de produtos.


LEIA TAMBÉM: SAIBA POR QUE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS ESTÃO APOSTANDO NA SUSTENTABILIDADE


 

No que diz respeito à infraestrutura hídrica, houve grandes avanços, como o projeto integrado de saneamento e tratamento de águas residuais na área de Rafina-Pikermi e Spata-Artemida ou a implantação de projetos de esgotamento sanitário na parte oriental da Ática.

Estão previstas licitações para o tratamento de água em diferentes regiões da Grécia , bem como para o tratamento de resíduos pendentes de adjudicação, destacando-se os projetos para as regiões da Ática e da Macedônia, bem como em ilhas como Creta.

Futuramente, prevê-se o lançamento de licitações para os seguintes empreendimentos:

A percepção das empresas espanholas do setor é muito positiva, contribuindo de forma decisiva o fato de alguns dos mais importantes contratos de infraestruturas na Grécia, terem sido adjudicados a empresas espanholas.

A sua boa reputação constitui uma vantagem para as empresas espanholas que participam nas licitações previstas, dado que a grande maioria dessas infraestruturas é financiada diretamente com fundos europeus, o risco-país é limitado.

Fonte: Iagua

Adaptado para Portal Tratamento de Água

Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISADORES DA USP CRIAM “CANETA” QUE DETECTA POLUENTES NA ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UNICEF PEDE 9.400 MILHÕES DE DÓLARES PARA CRIANÇAS AFETADAS POR CRISES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: