NOTÍCIAS

UFSC faz análise de água direcionada para as dunas na Lagoa da Conceição

ufsc

Sistema de bombeamento foi instalado na Lagoa da Conceição para evitar transbordamento da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI) no bairro

 

analise-agua

Imagem Ilustrativa

 

O sistema instalado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na última semana, para evitar o transbordamento da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI) na Lagoa da Conceição, lançou a água em direção às dunas da Praia da Joaquina durante o fim de semana de chuva em Florianópolis.

Na segunda-feira (21), profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estiveram no local para colher amostras de água e de areia que serão encaminhadas para análise. O resultado deve sair em 30 dias.

Caracterização de amostras

Segundo Paulo Horta, professor da UFSC, foi feita uma caracterização para entender o impacto agudo e o que está acontecendo agora com a água lançada no local.

“A gente está coletando água e areia para ver se tem patógenos para reduzir o que é preciso e mitigar o que tem que ser mitigado”, afirma Horta.


LEIA TAMBÉM: UEPA INAUGURA LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA EM ANÁLISE DAS ÁGUAS


O engenheiro químico da Casan, Alexandre Trevisan, afirma que a solução emergencial foi eficaz para evitar um desastre como o que ocorreu no mês de janeiro deste ano.

“A gente conteve uma chuva muito maior que a prevista, tivemos um rebaixamento do nível, mantivemos a servidão com segurança”, disse.

O biólogo Emerilson Gil faz um alerta para os riscos ambientais que podem existir a partir do lançamento dessa água no local.

“Se você aumenta a quantidade de nutrientes, corre o risco de contaminação dessa vegetação por espécies exóticas. Evidentemente que a gente sabe que não é esgoto, é água tratada, mas esses campos de dunas são passíveis de infiltração”, explica.

Preocupação dos moradores com destino da água

Durante o último fim de semana, moradores da Lagoa da Conceição registraram o lançamento da água para o lado das dunas e demonstraram preocupação com a destinação do material.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SERVIÇOS MÓVEIS DE ÁGUA: MINIMIZANDO O RISCO DE ATIVOS ENVELHECIDOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESCASSEZ HÍDRICA PODERÁ AFETAR DOIS TERÇOS DO MUNDO ATÉ 2050