NOTÍCIAS

Serviços Móveis de Água: Minimizando o risco de ativos envelhecidos

O envelhecimento dos equipamentos de tratamento de água pode representar um problema significativo para várias indústrias, como na  geração de energia elétrica , na  mineração, na produção de alimentos e bebidas , na produção de celulose e papel, na fabricação de produtos químicos e outras. O fracasso pode significar a diferença entre a produção e um ponto final na receita. Com restrições de capital afetando todos os setores, o serviço com unidades móveis de tratamento de água é uma  solução atraente para melhorar a confiabilidade e garantir operações contínuas.

cano-agua

Imagem Ilustrativa

Os serviços móveis de tratamento de água têm um papel importante como uma alternativa confiável para instalações antigas, obsoletas ou com baixa performance em vários setores industriais. Mecanismos associados ao envelhecimento, como corrosão, erosão e fadiga, afetam muitos equipamentos e instalações industriais, incluindo os sistemas de tratamento de águas Considerando que a água é vital para muitos processos industriais, o envelhecimento da planta de tratamento de água pode ter um grande impacto nas operações. Uma falha no equipamento de abastecimento de água, mudanças na qualidade da água de processo ou qualquer restrição na disponibilidade, pode interromper a produção, resultando em tempo de inatividade oneroso para os processos produtivos.

Ao mesmo tempo, muitas empresas enfrentam restrições de capital, tornando o investimento em novas instalações extremamente desafiador, senão impossível. Por exemplo, as flutuações nos preços das commodities, como o petróleo, vários produtos químicos, alguns minérios e metais podem tornar inconcebíveis quaisquer propostas de investimento de capital. Diante deste fato, qualquer investimento de capital disponível provavelmente será alocado ao negócio principal, para entregar melhorias de produção ou melhorar a segurança, em vez do foco no   tratamento de água.

Como resultado, muitas atividades industriais tentam estender a vida útil operacional das instalações de tratamento de água existentes, postergando investimentos até que os equipamentos existentes fiquem totalmente depreciados, não investindo em modernização.

Mudando para estações móveis de tratamento de águas

Com base na situação de ativos envelhecidos, a manutenção preventiva e a renovação das estações de tratamento de águas  permanentes devem ser realizadas com mais frequência para permitir a continuidade das operações. Esses programas de manutenção,  muitas vezes extremamente dispendiosos, necessitam ser executados  sem interromper as operações da planta e o cronograma de produção. Com as empresas buscando alternativas para a custosa manutenção de emergência, às vezes necessária, está ocorrendo de uma maneira mais frequente  a busca de provedores de  serviços com soluções e unidades móveis de tratamento de águas. Soluções temporárias podem ajudar a manter o abastecimento de água durante as operações de manutenção ou reforma ou, por exemplo, durante projetos de capital para substituir instalações ou infra estruturas antigas.

Sistemas de águas  móveis temporários também podem ser implantados para melhorar a qualidade da água, por exemplo, enchentes podem significar altos níveis de sólidos suspensos que as plantas existentes não são capazes de tratar e ao contrário períodos seguidos de seca podem comprometer a qualidade de fontes de abastecimento e mananciais, com sérios reflexos em quantidade e qualidade de águas necessárias  aos processos produtivos..  Outros tipos de falhas,  como vazamentos em geradores de vapor ou trocadores de calor que  exigem mais água, também podem exigir um fornecimento temporário e complementar  de água tratada. Retomada de plantas industriais ou de cogeração de energia que passam por períodos de manutenção, em etapas de  retomada de operação , não possuem volumes suficientes de água, às vezes por falta de retorno de condensado de vapor,  exigindo a produção adicional de água.  Por exemplo, em usinas termelétricas  de pico, que são operadas apenas em uma base sazonal ou onde uma nova turbina a vapor ou a gás foi adicionada, uma demanda adicional pode ser necessária nestes períodos de retomada de produção. Por outro lado, instalações novas em projetos que demandam água com elevado grau de pureza, podem requerer volumes adicionais nas partidas e comissionamentos , ou períodos de testes de equipamentos, como por exemplo testes hidrostáticos, onde o sistema implementado de tratamento de água também não comporta volumes adicionais.

Os sistemas móveis de tratamento de águas podem ser utilizados também para suportar demandas ambientais adicionais, onde os sistemas de tratamento de esgoto ou efluentes líquidos não comportam mais alterações realizadas nos processos produtivos, ou por mudança de processo industrial, ou por incremento de produção e diversificação de produtos , como também pelo aumento de restrição devido à mudança ou exigências de Órgãos de Controle Ambiental.  Os requisitos regulatórios estão se tornando muito mais rigorosos, por exemplo, através da introdução de requisitos mais rígidos para o máximo de sólidos suspensos, cor ,  remoção de contaminantes e  cargas orgânicas  ou metais pesados nos efluentes tratados a serem  descartados.

A pressão para atender às restrições ambientais pode justificar o tratamento móvel de águas como uma opção para as instalações existentes que requerem investimentos adicionais ou aumento significativo de insumos , produtos químicos e energia, para atendimento a parâmetros que são definidos nas licenças operacionais.    Na verdade, o esforço para melhorar a sustentabilidade também está levando a uma abordagem mais integrada para as  águas, de forma a viabilizar o reuso de diversas águas, incluindo efluentes líquidos para uso como águas de processo após  tratamentos  específicos . Os operadores podem então utilizar as soluções móveis de reuso de águas, apoiando na reutilização de  águas  para os processos industriais, minimizando os impactos de abastecimento e ambientais.

“Juntamente com as águas de processo, o tratamento móvel de águas pode ser implantado para apoiar em relação aos descartes de águas das plantas industriais”.

A solução móvel de tratamento de água

Montados em skids , em contêineres ou trailers e projetados para uso fácil plug-and-play, os sistemas móveis de águas estão disponíveis como equipamentos padronizados e modulares. Se houver uma interrupção no fornecimento para os tanques de águas tratadas, as soluções móveis podem normalmente chegar ao local e iniciar as operações em 24-48 horas, contornando problemas com as estações de clarificação , de potabilização , de produção de água desmineralizada e de águas de processo, entregando diretamente ao tanque de água tratada para os processos produtivos. Algumas das tecnologias de tratamento disponíveis em soluções móveis incluem a decantação e clarificação, a potabilização , a filtração em areia ou carvão ativo, sistemas de desmineralização com resinas de troca iônica, sistemas com osmose reversa e eletrodeionização e a ultrafiltração.

No fornecimento de serviços móveis temporários, não apenas os altos padrões de qualidade da água são atendidos de maneira segura e confiável, mas também inclui um excelente suporte de serviços técnicos suplementares. Todas as peças de reposição, produtos químicos e consumíveis são fornecidos, e outros serviços como por exemplo, regeneração de resinas de troca iônica ou limpezas de membranas de osmose reversa , são realizados ou substituídos fora do local da prestação dos serviços , em locais apropriados com a infraestrutura necessária.

Além disso, colocar a instalação e o fornecimento de água de processo nas mãos de uma empresa de serviços móveis especializada e de operadores experientes traz um nível adicional de confiança. Os prestadores de serviços de sistemas de águas são capazes de otimizar a planta, notadamente nos aspectos de segurança, não apenas para os operadores, mas também para a própria instalação industrial.

A utilização de serviços móveis de águas , com ativos novos e eficientes, elimina fatores adversos que acabam corroendo instalações existentes e o capital , minimizando investimentos adicionais ou manutenções para renovação de ativos, reduzindo de maneira geral os custos operacionais das indústrias.

Normalmente, são oferecidos três tipos de serviços móveis de tratamento de águas, com curta duração ou emergencial, com implantação planejada ou com pré-planejamento e como uma operação de vários anos.

Flexibilidade, quantidade e qualidade de fornecimento

Indústrias como as de energia, química e  petroquímica, refinarias , alimentos e bebidas, celulose e papel , microeletrônica e outras,   podem estar enfrentando desafios  crescentes de envelhecimento de ativos ou de sub dimensionamento de processos ,   incluindo suas estações de tratamento de águas existentes  Sistemas de tratamento de águas  envelhecidos  podem falhar e, soluções de tratamento de águas temporárias flexíveis podem ser usadas para melhorar a confiabilidade e estender o ciclo de vida de uma planta industrial.

Os sistemas de tratamento de águas  móveis temporários podem ser implantados para fornecer total ou parte da necessidade de vários processos e não apenas para serviços de emergência. O tratamento móvel de  águas  é uma abordagem econômica como uma solução planejada ou de longo prazo, para estender a vida útil da planta. Em qualquer caso, o tratamento móvel de águas  é flexível e adaptável, de modo que as soluções podem ser adicionadas ou removidas dependendo das mudanças de requisitos e com períodos de tempo   definidos.  Qualquer qualidade e quantidade de água tratada está disponível com desempenho garantido.

Provável que  o principal benefício das estações móveis de tratamento de águas  seja sua capacidade de manter a continuidade dos negócios, mesmo com ativos antigos. Para muitas indústrias, água não significa muito dinheiro. Para outras, uma parada de produção pode representar perdas de milhões de reais por dia,  tornando a  água e sua disponibilidade de grande importância.  Ainda mais preocupante, as obrigações contratuais podem aumentar significativamente os custos do fracasso, expondo as empresas a penalidades, além de perdas de mercado.

Ao implantar tecnologias comprovadas de tratamento móvel de de águas, com operadores experientes, os gerentes industriais  têm a oportunidade de se concentrar no negócio principal e permitir que os provedores de serviços promovam a confiabilidade e segurança em  todos os ciclos da  água. Reduzir riscos , em última análise, garante que a água nunca seja uma ameaça à continuidade dos negócios.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros. www.veolia.com.