NOTÍCIAS

Tecnologia de remoção de sulfatos da GE Water para a Statoil

A GE Water garantiu o primeiro pedido da sua tecnologia de remoção de sulfatos da água do mar para a indústria offshore de óleo e gás

 

remocao-de-sulfatos-ge-img01-0417

 

A Statoil escolheu o consórcio formado pela GE Water e pela Halvorsen TEC, empresa norueguesa especialista em energia térmica, para fornecer uma unidade completa de remoção de sulfato (SRU – sulphate removal unit).

A tecnologia é para proteger os poços de produção do projeto Johan Castberg (ex-Skrugard) da Statoil, cerca de 100 km ao norte do campo de Snøhvit no mar de Barents, Noruega.

 

remocao-de-sulfatos-ge-img02-0417

 

A GE Water e a Halvorsen TEC vão fornecer o front end engineering design (FEED), trabalhando em conjunto com a Aker Solutions e a Statoil. O trabalho no FEED será iniciado em 2017 e terá a duração de seis meses, e os equipamentos serão fabricados e entregues até meados de 2019. A produção do primeiro óleo está programada para 2022.

A SRU permitirá à Statoil injetar aproximadamente 2.000 m3/h de água do mar com menos de 20 partes por milhão de sulfato e com menos de 20 partes por bilhão de oxigênio. A capacidade de injeção será de 1.188 m3/h a 6 bar.

Fornecimento

O pacote inclui:

• Membranas de nanofiltração da GE para redução de sulfato da água do mar;
• Sistema de filtração horizontal GE ZeeWeed 700B;
• Tecnologia de desoxigenação por membrana da 3M;
• Unidade SRU single-lift completa.

A GE Water ainda vai fornecer uma garantia de processo, pacote de serviços e monitoramento da performance por meio da sua plataforma InSight.

“Na medida em que a exploração e produção offshore se movem para águas mais profundas, as operadoras precisam proteger os seus ativos para maximizar o retorno do investimento. A remoção de sulfato é importante para ajudar a garantir que os ativos de produção permaneçam livres de incrustações de bário e estrôncio, que podem precipitar se é injetada água do mar não tratada. A GE está se unindo com a Halvorsen TEC para mostrar como a tecnologia SRU pode ajudar a Statoil e outras produtoras de óleo e gás a reduzir seus custos em condições cada vez mais difíceis de tratar”, disse o presidente e CEO da GE Water, Heiner Markhoff.

Imagens: Statoil

Fonte: Desalination Biz, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Acesse e conheça os produtos e serviços da GE Water.

Notícias e vídeos relacionados:

Como as membranas de ultrafiltração ZeeWeed funcionam?

Monitoramento Remoto – InSight – GE

A GE Water vai fornecer a maior planta MBR da China