NOTÍCIAS

Tecnologia de cristalização da Veolia escolhida pela EuroChem para produção de KCl

O Sistema de Cristalização HPD será usado para a produção de 2 milhões de toneladas por ano do fertilizante cloreto de potássio de alta pureza

 

cristalizacao-veolia-0417

 

O EuroChem Group AG (Zug, Suíça) selecionou a tecnologia de cristalização HPD da Veolia Water Technologies para o seu projeto de expansão da mina de VolgaKaliy na região de Volgogrado, Rússia. A operação comercial da mina está programada para iniciar em 2018 e a expansão, da qual o projeto de cristalização da Veolia faz parte, tem partida programada para 2021.

O Sistema de Cristalização HPD será usado para a produção de 2 milhões de toneladas por ano do fertilizante cloreto de potássio de alta pureza (98,5%), a partir da salmoura produzida pela mineração convencional do minério silvinita.

Os equipamentos mais importantes fornecidos pela Veolia incluirão Cristalizadores HPD múltiplos, bombas de recirculação e transferência, condensadores de vapor e centrífugas. O sistema da Veolia foi projetado para a EuroChem de modo que o calor do processo será reutilizado de forma otimizada para maximizar a temperatura da salmoura exaurida na volta para o processo de lixiviação do minério.

A razão principal da escolha da Veolia pela EuroChem foi o seu comprometimento em fornecer serviços de desenvolvimento e otimização para o projeto desde a etapa inicial. Em função dessa participação adiantada com a EuroChem, a Veolia foi capaz de avaliar sistematicamente múltiplas variações de projeto, resultando em um sistema engenheirado sob medida, especificamente adequado para atender as necessidades de produção, layout de equipamentos e operação da EuroChem, tudo enquanto se otimizava a eficácia de custo do sistema.

Experiência comprovada e equipe talentosa

Clark Bailey, líder de Mineração na EuroChem, comenta:

“Com sua experiência comprovada e equipe talentosa, a EuroChem está satisfeita em trabalhar com um parceiro tão forte como a Veolia. A fase de expansão do nosso projeto VolgaKaliy vai aumentar a capacidade da planta para 4,3 milhões de toneladas de potássio por ano, em graus adequados tanto para aplicações agrícolas quanto industriais, de modo a diversificar melhor o nosso portfólio e mercados. A nossa primeira etapa continua no caminho para iniciar a produção em meados de 2018”.

“A Veolia projeta e implementa soluções visando melhorar o acesso aos recursos e, ao mesmo tempo, proteger e renovar esses mesmos recursos. Com uma experiência de mais de 1.200 instalações bem-sucedidas de evaporação e cristalização industrial e mais de 50 referências no mercado de fertilizantes, somos capazes de oferecer um sistema construído sob medida que oferece a flexibilidade para atender a ampla gama de requisitos de produção. Estamos orgulhosos da parceria com a EuroChem nesse projeto de prestígio”, disse Klaus Andersen, CEO da Veolia Water Technologies Inc.

Foto: EuroChem

Fonte: Chemical Engineering Online, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Acesse para conhecer os serviços e produtos da Veolia Water Technologies.

Notícias relacionadas:

Tecnologia de cristalização HPD® da Veolia Water Technologies para uma planta de processamento de lítio na China