Notícias

Tecnologia de cristalização HPD® da Veolia Water Technologies para uma planta de processamento de lítio na China

Publicado em 29/11/2016 às 09:42:59

 

veolia

A tecnologia de Evaporação e Cristalização de HPD® será fundamental para o processo e a operação otimizada da nova planta de carbonato de lítio e hidróxido de lítio monoidratado da General Lithium na província de Jiangxi, na China.

A General Lithium é líder na produção de componentes de lítio na China. A nova planta de Jiangxi é a primeira de várias instalações que devem começar a funcionar nos próximos anos para a produção de hidróxido de lítio e carbonato de lítio, componentes utilizados na produção de tecnologias ecológicas ou verdes, como baterias avançadas para veículos elétricos e aplicações “3C”, (Computadores, Comunicação e Eletrônicos para o Consumidor) ou seja, computadores, equipamentos de comunicação e eletrodomésticos.

O escopo desse novo contrato contempla o fornecimento de três equipamentos de cristalização HPD® para processar o lítio contido no mineral de rocha espodumena. A Veolia fornecerá uma solução industrial com processos de evaporação e cristalização por compressão mecânica de vapor que irá permitir uma elevada eficiência na eliminação de impurezas e um baixo consumo energético, fato que irá reduzir os custos de produção do hidróxido de lítio de elevado valor econômico no mercado. O hidróxido de lítio monoidratado para uso em baterias elétricas será produzido em uma etapa final usando um cristalizador HPD® de etapa dupla.

A produção de hidróxido de lítio está aumentando no mundo todo, centralizando as operações de extração de minerais ou salmouras na China, na Austrália e no continente Americano. Como consequência do aumento da demanda, o preço deste componente duplicou nos últimos anos.

Segundo Klaus Andersen, CEO da Veolia Water Technologies América, “espera-se que a demanda de hidróxido de lítio continue crescendo rapidamente nos próximos anos. A Veolia demonstrou a sua experiência e o excepcional rendimento da sua tecnologia de cristalização no fornecimento de produtos para baterias, utilizando tanto a salmoura como as rochas. Esperamos seguir trabalhando com os nossos clientes para ajudá-los a cobrir a crescente demanda desse componente”.

Mais informações: www.veolia.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *