Notícias

Tecnologia converte água do mar em água potável em apenas meia hora

O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água

 

mar

 

Uma pesquisa criou uma tecnologia que pode converter grandes volumes de água do mar em água potável em menos de 30 minutos. Utilizando energia solar, a ferramenta visa completar o processo de dessalinização de forma mais eficiente do que as práticas atuais.

O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água. Durante o processo, o dispositivo, batizado de PSP-MIL-53, atrai e retém moléculas dos sais da água. Em seguida, é colocado sob a luz do sol para regenerar o sal, por quatro minutos, e já pode, novamente, retornar à água para mais uma vez reter mais moléculas de sal.


LEIA TAMBÉM: NOVO SISTEMA PRODUZ ÁGUA POTÁVEL A PARTIR DE ENERGIA SOLAR


Baixo índice de sólidos dissolvidos totais

O líder do projeto, professor Huanting Wang da Universidade Monash, na Austrália, disse à BBC Mundo que o objetivo é beneficiar as comunidades mais remotas. Os pesquisadores conseguiram atingir um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 500 mg/L. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 600 (mg/L).

Com o processo, foi possível filtrar partículas nocivas da água e gerar 139,5 litros de água limpa por dia. O professor Wang defende a dessalinização como uma opção viável para a falta de água no mundo. Ele acredita que, com o tratamento correto, água do mar e água salobra podem ser integradas aos sistemas de abastecimento.

Questionado sobre o custo desse novo aparelho, o professor disse que ainda há um longo caminho a percorrer para torná-lo acessível à população. Ele afirmou à BBC que o custo de produção deve diminuir quando o produto for fabricado em larga escala.

Fonte: Isto é.


LEIA TAMBÉM: JAMAICA INTERVÉM NA DESSALINIZAÇÃO DESCENTRALIZADA

LEIA TAMBÉM: CHINESES E AMERICANOS CRIAM SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *