NOTÍCIAS

SUEZ ganha o primeiro projeto de dessalinização do Grupo para um cliente industrial

Projeto de dessalinização

O projeto  de dessalinização contribuirá para a preservação dos recursos locais de água doce, ao mesmo tempo em que protege o ambiente ecológico 

A SUEZ, juntamente com seus parceiros*, ganhou o contrato de engenharia, aquisição e construção para a usina de dessalinização de osmose de reserva de água do mar Penglai do Grupo Wanhua Chemical. 

O projeto contribuirá para a preservação dos recursos locais de água doce, ao mesmo tempo em que protege o ambiente ecológico, ajudando a Wanhua e seus parceiros industriais a avançar em sua transição ecológica. 

Este é o maior projeto de dessalinização conquistado pelo Grupo desde 1º de fevereiro de 2022 e o primeiro para um cliente industrial.

Nosso planeta possui aproximadamente 1,45 bilhão de km3 de recursos hídricos, sendo a maioria salina. 

Apenas cerca de 2,5% são de água doce. Em reconhecimento à escassez de água doce, a SUEZ está desenvolvendo ativamente a tecnologia de dessalinização para corrigir a escassez de água nas áreas costeiras.

Nesse contexto, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China e o Ministério de Recursos Naturais apresentaram um plano de ação com uma agenda clara para promover a utilização em larga escala da tecnologia de dessalinização. 

Os parques industriais se tornarão centros-chave nesta iniciativa.

Como parte deste plano de ação, o Wanhua Chemical Group, uma das 25 maiores empresas químicas globais, planeja construir um novo parque industrial químico no distrito de Penglai, cidade de Yantai, província de Shandong. 

Para conservar os escassos recursos de água doce e melhorar a resiliência do ecossistema aquático local, a SUEZ assinou um contrato para projetar e construir uma usina de dessalinização de osmose reversa de água do mar (SWRO) de 100 MLD com os mais altos padrões industriais: a usina usará água do mar como fonte alternativa de água para o parque industrial químico. 

Uma vez comissionada, a usina de dessalinização economizará mais de 36 milhões de m3 de água doce por ano.


LEIA TAMBÉM: DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR ATRAVÉS DO SISTEMA DE OSMOSE REVERSA


Projetada com os princípios da economia circular, a usina de dessalinização SWRO tratará a água de resfriamento que é descarregada pelo sistema de resfriamento direto de uma usina adjacente. 

Na usina, a água do mar próxima é usada como parte do sistema de resfriamento. 

Como resultado desse processo, a água do mar aquecida ajuda a reduzir o consumo de eletricidade, por meio da osmose reversa. 

Por sua vez, isso resulta em emissões de carbono mais baixas em comparação com as geradas pela extração direta de água do mar.

Este projeto marca um novo marco na cooperação da SUEZ com o Grupo Wanhua Chemical após 4 grandes projetos de tratamento de água e efluentes realizados entre 2017 e 2022. 

É também uma nova referência importante em dessalinização para a SUEZ e a primeira para um cliente industrial.

Tendo construído uma das maiores usinas de dessalinização por osmose reversa do mundo na Austrália, a SUEZ consolidou-se como um importante player na criação de soluções circulares para a água, com o desenvolvimento da Victorian Dessalination Plant (VDP). 

Continuando sua presença líder no hemisfério sul, a SUEZ entregou a Perth Seawater Dessalination Plant (PSDP), que abastece mais de 2 milhões de pessoas com mais de 45 bilhões de litros de água potável a cada ano.

“ Este último projeto conjunto com o Grupo Wanhua Chemical confirma a posição da SUEZ como participante global em projetos de dessalinização de grande escala. Também marca a incursão da SUEZ no mercado de dessalinização da China e uma nova etapa em nosso desenvolvimento no país. Com base em nossa experiência de 50 anos em dessalinização na SUEZ, alcançaremos a diferenciação por meio de tecnologia inovadora que cria valor para o ambiente local para impulsionar a transição ecológica”, comentou Sabrina Soussan, presidente e CEO da SUEZ

* CREC Shanghai Civil Engineering Company Limited, Beijing Shougang International Engineering Technology Company Limited e duas subsidiárias integrais da SUEZ – SUEZ Environment Technology (Beijing) Company Limited e SUEZ Engineering (China) Company Limited.

Fonte: suez

Traduzido e adaptado por: Flávio Zavarise Lemos


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: 3 AÇÕES PARA AJUDAR A CONSERVAR AS ÁREAS ÚMIDAS DO MUNDO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FENASAN 2023, EM SÃO PAULO, TERÁ ÁREA DE EXPOSIÇÃO MAIOR E VISITAÇÃO INTEGRADA À WASTE EXPO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: