NOTÍCIAS

SAAE Sorocaba/SP eleva a qualidade do meio ambiente

Um dos órgãos que mais contribui com o meio ambiente de Sorocaba e da região, o Saae trata o esgoto produzido pela população da cidade e evita que seja lançado na natureza in natura.

esgoto

As margens do rio Sorocaba são ponto de encontro para atividades de relacionamento social, saúde e bem-estar – LEANDRO NOGUEIRA / A.I. SAAE-SOROCABA

Um volume estimado em cem milhões de litros de esgoto que a cada novo dia seria despejado no rio Sorocaba e em seus afluentes, hoje é recolhido e tratado pelo Saae-Sorocaba e depois devolvido ao meio ambiente sem causar prejuízos à qualidade do rio. Esses cem milhões de litros tratados ao dia correspondem a 96,45% de todo o esgoto doméstico gerado na cidade. Equivale também a aproximadamente 1/6 do volume da água (vazão) do rio Sorocaba, em dias de estiagem.

Os trabalhos do Saae-Sorocaba não param por aí. Daqui dois anos, a sociedade vai começar a beber em suas casas a água de qualidade, retirada do rio Sorocaba e tratada por moderno processo com o uso de ozônio. Neste momento segue em ritmo acelerado a construção da estação de tratamento no bairro Vitória Régia.

Rio Sorocaba

Essa realidade muito se distingue da década de 1990, quando o rio Sorocaba chegou a ser considerado por muitos, como um canal de esgoto correndo a céu aberto. Hoje despoluído e com ciclovia e calçada na maior parte do seu entorno urbano, as margens do rio Sorocaba são ponto de encontro para atividades que estimulam o relacionamento social, a saúde e o bem-estar: pesca amadora, o ciclismo, a caminhada ou corrida.

Graças ao processo de despoluição iniciado há 18 anos pela Prefeitura, e executado com o trabalho do Saae-Sorocaba, praticamente a qualquer hora do dia, os pescadores e esportistas são vistos por aqueles que trafegam em seus veículos pela avenida que margeia o rio mais importante da cidade.

Despoluição

“É com muito empenho que damos sequência ao processo de despoluição previsto no plano diretor do Saae-Sorocaba. Em dois anos dessa atual administração, com o incentivo do prefeito José Crespo, elevamos em 5% o percentual de esgoto tratado, em relação ao volume total produzido pela nossa população”, comemora o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Em setembro de 2016 eram tratados 91,49% de todo o esgoto e agora, 96,45%.

O diretor de produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, cita também que, com o crescimento da população em Sorocaba nas duas últimas décadas, a situação do rio Sorocaba hoje seria semelhante a do rio Pinheiros na capital paulista, caso não tivesse sido realizado o trabalho de despoluição. “No rio Pinheiros na capital, praticamente não existe vida aquática”, compara o diretor Schiavi.

Educação Ambiental e conscientização 

A conscientização da sociedade sobre a preservação do meio ambiente é outra preocupação do Saae-Sorocaba. Desde o ano passado, o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, incentiva as ações da Equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba.

Além de programas fixos onde monitora visitas da população às estações de tratamento de água e nas de esgoto, a Equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba atende a população no Centro de Educação Ambiental (CEA), na margem do rio Sorocaba, em frente o Poupa Tempo. Participa ainda de eventos em empresas, atividades da Prefeitura, inaugurações e campanhas diversas.

O foco é sempre o mesmo: ressaltar a necessidade de preservar o meio ambiente, sempre focando nos recursos hídricos, transmitindo técnicas e comportamentos que reduzam a geração de poluentes.

Quase metade bebe água direto da torneira 

A população de Sorocaba confia e atesta a qualidade da água distribuída pelo Saae-Sorocaba. Quase a metade das pessoas consultadas no município por pesquisa da Ares-PCJ declarou beber a água diretamente da torneira, sem filtrar.

Dos consumidores ouvidos, 47,2% disseram que bebem a água direto da torneira. 85,1% bebem a água distribuída pelo Saae-Sorocaba, independente do hábito de filtrarem ou não. E quase todo mundo, 92% dos consultados, utilizam a água tratada e distribuída pelo Saae-Sorocaba para preparar as suas refeições.

O diretor de produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, confirma que a água distribuída em Sorocaba está entre as que mais atendem os padrões de potabilidade no Brasil. “A nossa água chega própria para o consumo nas residências, mas é bom estar atento para as eventuais impurezas na caixa d”água, principalmente quando deixam de ser lavadas a cada seis meses”, orienta.

A pesquisa também mostrou que, de 0 a 10, o Saae-Sorocaba conquistou a nota 7,8 no quesito satisfação geral; um décimo a mais do que a média entre os municípios da agência reguladora ARES PCJ, que está em 7,7.

Foram consultadas pessoalmente e individualmente as opiniões de 388 chefes de família, responsáveis pela ligação de água ou por estabelecimentos comerciais, em todas as regiões de Sorocaba. A pesquisa foi encomendada pela ARES PCJ e realizada pela empresa Limite Consultoria e Pesquisa de Marketing Ltda, nos dias 18 e 19 de janeiro.

Fonte: Cruzeiro do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS