Notícias

Soluções baseadas na Natureza (SbN) para Infraestrutura reduz riscos e custos

Publicado em 29/04/2021 às 08:11:13
Categoria(s): Outros,
Tags: meio ambiente, Ramboll,

Soluções baseadas na Natureza (SbN) são ações inspiradas nos ecossistemas e que proporcionam benefícios ambientais, sociais e econômicos, ajudando a construir modelos de negócios resilientes e sustentáveis

 

ramboll

 

Essas soluções simulam processos naturais com objetivo de contribuir no aprimoramento da gestão hídrica. As SbN podem envolver a conservação ou a reabilitação de ecossistemas naturais, ou a criação de processos naturais em ecossistemas modificados ou artificiais.

O potencial de infraestruturas naturais

A Infraestrutura Azul-Verde (BGI – Blue Green Infrastructure) usa sistemas naturais ou seminaturais, como as SbN, para oferecer opções de gestão da água com benefícios que são equivalentes ou similares à tradicional infraestrutura hídrica cinza (construída/física). Alguns dos melhores exemplos de utilização de SbN ocorrem onde elas são capazes de melhorar o desempenho da infraestrutura cinza.

A situação atual, com infraestruturas cinzas envelhecidas, inadequadas ou insuficientes em todo o mundo, cria oportunidades para as SbN como soluções inovadoras, que incluem perspectivas de serviços ecossistêmicos, maior resiliência e considerações relativas aos meios de subsistência no âmbito do planejamento e da gestão da água.

Essas técnicas versáteis podem ser usadas tanto na modernização de estrutura existentes quanto nas criações de novas estruturas, garantindo um tratamento de água de maneira eficiente, reduzindo riscos e com processos industriais ecologicamente corretos.

 

ramboll

 

Redução de riscos e custos

As Soluções baseadas na Natureza são importantes para prevenir os desafios que virão pela frente, como mudanças climáticas, elevação do  nível do mar,  escassez hídrica, segurança alimentar e agricultura,  inundações e a redução da biodiversidade. O novo cenário de mudanças climáticas com concentração das precipitações em poucos eventos, oferece uma oportunidade de repensar os sistemas tradicionais de infraestrutura, introduzindo as soluções baseadas na natureza, como um complemento ecológico às soluções tradicionais.


LEIA TAMBÉM: AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ELIMINAÇÃO DE SARS – COV 2 EM ESGOTOS


As SbN se inspiram na capacidade da atuação de natureza como filtro natural, reduzindo significativamente os custos de tratamento de água. A vegetação tem que ser considerada como uma ferramenta de reciclagem de água e não como consumidora.  Os efluentes sanitários, industriais e corpos hídricos poluídos, por exemplo, podem ser tratados com uso de biotecnologia dos jardins filtrantes (wetlands) para ser reutilizados para outras utilidades.

Aplicação de Soluções baseadas na Natureza da Ramboll

Os biólogos, engenheiros e urbanistas da Ramboll aplicam os seus conhecimentos em SbN para lidar com os desafios da água e das mudanças climáticas, desenvolvendo projetos que englobam todo o ciclo hidrológico, desde a captação de recursos hídricos, até o descarte final, incluindo tratamento de água e efluentes, sistemas de reuso e consultoria especializada. Descubra alguns projetos da Ramboll:

 

ramboll

 

ramboll

 

ramboll

 

ramboll

 

Saiba mais

Na edição especial da Revista Parcerias Estratégicas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a colaboração dos especialistas da Ramboll para elaborar o capítulo “Desenhando cidades com Soluções baseadas na Natureza”.

 

SOBRE A RAMBOLL

A Ramboll é uma empresa de origem dinamarquesa, que está entre as maiores consultorias ambientais do mundo, empregando 16,000 pessoas, em 35 nações, dentre elas o Brasil, onde está presente em São Paulo (Capital e Valinhos), Rio de Janeiro, Minas Gerais (Mariana e BH), Bahia, Espírito Santo e Brasília.

Atua nos seguintes mercados: água, meio ambiente, saúde, energia e mineração.

Saiba mais como integrar SbN nos seus negócios, entre em contato com:

ramboll

 

Alejandra Devecchi

Gerente de Planejamento Urbano

ADevecchi@ramboll.com

D (11) 2832-8032

M (11) 98121-3553

 

Doutora em Planejamento Urbano e Regional com mais de 30 anos de experiência na gestão e desenvolvimento de projetos urbanos complexos, além de forte atuação em processos referentes à formulação  de políticas públicas. Trabalhou na coordenação do Projeto Nova Luz e, no período de 2007 a 2010, ocupou o cargo de diretora de planejamento ambiental na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo. Também é autora de mais de 10 planos diretores de diversas cidades brasileiras.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOBATERIAS GERAM ELETRICIDADE A PARTIR DE ESGOTO SANITÁRIO E EFLUENTES AGROINDUSTRIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UNIVERSIDADE DO CEARÁ PESQUISA MATERIAL CAPAZ DE ELIMINAR ATÉ 90% DAS BACTÉRIAS DE MEMBRANAS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *