NOTÍCIAS

Sistema Cantareira opera com 44,4% da capacidade neste domingo (10)

Desde janeiro Sistema Cantareira opera fora do nível de alerta, após seis meses operando com volume igual ou abaixo de 40%. 

O Sistema Cantareira opera com 44,4% de sua capacidade neste domingo (10), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Na sexta-feira (8), o índice era de 44,2%. Em janeiro deste ano, o reservatório saiu do nível de estado de alerta (mas segue em estado de atenção) após seis meses operando com volume igual ou abaixo de 40%.

O Cantareira é o maior reservatório de água da região metropolitana e abastece cerca de 7,5 milhões de pessoas por dia, 46% da população da região metropolitana de São Paulo, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), órgão que regulamenta o setor.

Alerta

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Cantareira está fora do nível de alerta, mas não fora do estado de alerta: a mudança de faixa, segundo a agência, só pode ser feita no último dia de cada mês, conforme uma resolução da autarquia, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Até o último dia de dezembro o Cantareira permanecia na faixa de armazenamento que o colocava em estado de alerta (igual ou abaixo de 40%). Para que o estado mude, ele deve se manter superior aos 40% no dia 30 de janeiro.

Na prática, o estado de alerta reduz a quantidade de água que a Sabesp pode retirar do manancial de 31 mil litros por segundo para 27 mil litros por segundo.

A determinação da agência de volume máximo de água a ser retirada deve ser cumprida sempre a partir do primeiro dia do mês seguinte.

Sabesp

De acordo com a Sabesp, a diminuição do volume de água retirada não é um problema porque a companhia já vem economizando e retirando menos água do que o limite máximo estipulado pela ANA.

As novas regras da operação anticrise hídrica publicada pela Agência Nacional de Água (ANA) em 2017, determina que o sistema entra automaticamente na faixa 3, de estado de alerta, quando fica abaixo de 40%. Acima de 40% até 59,9%, o estado é de atenção. Para ser considerado normal, precisa chegar a 60%.

A Sabesp alerta para a necessidade de economia de água por parte da população. “É essencial que a população mantenha sempre os hábitos de consumo consciente de água, evitando o desperdício”, disse em nota.

Confira os índices dos outros reservatórios:

Alto Tietê – 61,5%

Guarapiranga – 78,9%

Cotia – 50,3%

Rio Grande – 87,7%

Rio Claro – 102,2%

São Lourenço – 73,6%

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: