NOTÍCIAS

RN firma acordo e deve ser primeiro estado a produzir energia eólica no mar

Projeto prevê instalação de 207 torres de energia eólica no mar entre Pedra Grande e São Bento do Norte

energia-eolica

Imagem ilustrativa

O Rio Grande do Norte pode se tornar em breve o primeiro estado do país a ter produção de energia eólica offshore (no mar). A governadora Fátima Bezerra assinou na segunda-feira (13) memorando de entendimento entre o governo e a Internacional Energias Renováveis (IER) com o objetivo de promover desenvolvimento e implantação de projetos de geração de energia eólica offshore e produção de hidrogênio verde.

Em 2020, a IER iniciou pesquisa relativa a projetos de energia eólica offshore, associado à geração de hidrogênio verde, no litoral Norte do RN. O Complexo Eólico Offshore Ventos Potiguar prevê instalação de cinco usinas com capacidade de 2,7 gigawatts, 207 geradores, no mar localizado entre os municípios de Pedra Grande e São Bento do Norte, distante 8 km da costa.


LEIA TAMBÉM:  GOVERNO BAIANO QUER AMPLIAR USO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NO ESTADO


“Recentemente, o RN foi o estado que mais captou novos investimentos no leilão para geração de energias renováveis, agora estamos dando passos firmes para consolidar o primeiro parque de produção de energia no mar do Brasil”, falou a governadora. “O RN está na vanguarda do processo de geração de energia no país. Certamente, isso vai contribuir para ativar diversas cadeias produtivas e gerar trabalho, emprego e renda”, completou.

A capacidade do Complexo Eólico Offshore Ventos Potiguar representa quase a metade dos 5,7 gigawatts que o estado produz hoje.

Darlan Santos, diretor técnico do IER, ressaltou que o RN já é destaque no Brasil pela produção de energia renovável em terra. “Agora vai ser no mar. Este novo projeto tem estimativa de investimento para implantação de R$ 18 bilhões com geração de 5 mil empregos na execução, instalação de 207 torres geradoras em cinco usinas”, comentou.

Fonte: Biomassa Energia. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ARCELORMITTAL TUBARÃO INAUGURA MAIOR PLANTA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR DO PAÍS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR SE TORNANDO UM PERIGO PARA BAIRROS DO SUL DA FLÓRIDA/EUA A QUILÔMETROS DO OCEANO