NOTÍCIAS

Reuso de Água na Indústria de Alimentos e Bebidas

logosA água é o recurso mais precioso da Terra. Não só nos dá vida, mas também nos permite desfrutar dos prazeres dos produtos de consumo ou das comidas e bebidas favoritas. É por isso que o reúso da água é um conceito tão importante para qualquer negócio, pois a água é essencial em todos os países.

A Veolia mostra como otimizar o consumo e o custo da água ao longo do tempo

veolia

Imagem ilustrativa

A qualidade da água tem um efeito direto no sabor, na longevidade e na segurança dos alimentos que consumimos. A Veolia Water Technologies tem o compromisso de informar as empresas do setor de alimentos e bebidas sobre os melhores recursos para economizar água e descobrir as melhores soluções para otimizar o consumo e o custo da água ao longo do tempo.

Interessado em aprender mais? Continue lendo para reunir informações sobre a importância de reutilizar a água e por que ela se torna uma questão tão importante para todos os setores e regiões da indústria de alimentos e bebidas.

Água é usada para tudo

Quase todos os setores em que você pode pensar usam a água de alguma forma produtiva. Estima-se que 70% de toda a água doce extraída é consumida para uso industrial. Isso inclui o uso de água para caldeiras em fábricas, locais públicos como fontes e ruas e até mesmo irrigação agrícola.

Os usos da água variam de país para país, mas muito envolve o uso de água. A demanda para reutilizar a água aumenta à medida que outros fatores mudam com o tempo, como custos, regulamentações e escassez de água.

Instalações que produzem alimentos para os consumidores que precisam de um abastecimento contínuo de água de qualidade. Isso inclui a forma de armazenamento, seu controle microbiológico e físico-químico.

A ausência de água, ou a reutilização inadequada da água, afeta diretamente a produção, bem como a saúde da empresa e seus negócios.

A Veolia Water Technologies trabalha para garantir que as empresas obtenham água de qualidade de forma eficaz.

Em setembro de 2021, a Veolia apoiou o produtor de laticínios Baladna no Qatar, através de melhorias na capacidade em reutilizar água para irrigação agrícola. As medidas tomadas permitiram à empresa de laticínios atingir os parâmetros de qualidade e sua remoção em 80%, como DQO (Demanda Química de Oxigênio) e Sólidos Suspensos Totais em 92%.

As águas residuais podem ser continuamente reutilizadas

O uso de água para atividades cotidianas também gera uma grande quantidade de efluentes. Ao invés de descartar essa água, proveniente dos municípios e empresas, as águas residuais podem ser continuamente reutilizadas para outros fins.

Isso inclui irrigar plantas que possam fornecer alimentos e nutrir solo que obtém baixa fertilidade, bem como abastecer áreas úmidas e atender a outras demandas industriais.

As instalações da Veolia podem tratar águas residuais, com contaminantes diversos, tais como bactérias e outros elementos e que não passíveis de tratamento e com alto potencial em reuso. Isso é possível, mediante a várias soluções em tratamentos sendo estudadas de forma correta para resultar em uma excelente qualidade, eficácia e econômicas.

A Veolia foi contratada pela Baladna para realizar o revamp em sua estação de tratamento de águas residuais. Sendo gerados cerca de 6.000 m³ por dia de águas residuais. Uma quantidade incrível de água com alto potencial em reuso

O reuso da água não é mais uma escolha. É uma necessidade.

Independentemente do consumo de água utilizada no processo fabril, seja como produtos, abastecimento de utilidade e outras áreas, o mesmo estará atrelado às necessidades e despesas da empresa.

Existem vários fatores a serem considerados junto com isso, como objetivos específicos da região e suas respectivas restrições locais. No entanto, o esforço vale o resultado quando comparado a outras alternativas de abastecimento de água.

Os benefícios adicionais para qualquer empresa que tome medidas para reutilização de água, incluem melhorar sua imagem ambiental para o público em geral e mostrar uma conformidade com os regulamentos locais e sua responsabilidade em sustentabilidade.

Veolia e Nestlé

Um exemplo disso é a parceria junto á Nestlé em Jalisco com a Veolia.

Onde o desafio, era expandir sua fábrica de produtos lácteos localizada em Lagos de Moreno (Jalisco-México), uma região muito seca que enfrenta escassez de água, principalmente devido ao crescimento da população nos últimos 60 anos.

A fábrica produz 600.000 toneladas por mês da fórmula infantil Nantli, uma das marcas mais rentáveis da Nestlé. Para o seu funcionamento, é necessário 1,6 milhão de litros de água por dia, o equivalente ao volume necessário para encher uma piscina olímpica ou o consumo médio diário de 6.400 pessoas no México.

Para cumprir a meta da companhia de reduzir o consumo de água em 40% por tonelada de produto em todas as suas fábricas.

Como solução, a Veolia adicionou novas tecnologias para tratar dos efluentes na estação de tratamento de águas residuais da Nestlé.

A fábrica não depende de fontes de água externas. A solução da Veolia Water Technologies permite o tratamento e a reutilização dos efluentes em duas etapas.

Primeiro, a combinação de um sistema de polimento e um sistema Aquantis MBR trata o efluente e elimina partículas sólidas. Em seguida, a etapa de osmose reversa retém as gorduras e sais dissolvidos e, finalmente, permite que a água seja reutilizada para aplicações de produção não-alimentar, como torres de resfriamento, irrigação de jardins, fontes e limpeza.

Benefícios para à Nestlé:

  • Melhorar a imagem da marca e sua reputação, para aumentar seus lucros e diminuir sua pegada ecológica;
  • Melhorar sua velocidade de comercialização entregando a planta antes do prazo estabelecido;
  • Garantir o prosseguimento da licença graças a um suprimento confiável de água e diminuir a dependência de água doce em uma região de estresse hídrico;
  • Mitigar o risco de interrupção da produção devido ao acesso insuficiente à água;
  • O projeto contribuiu para o sucesso da Nestlé em termos de redução do consumo de água a nível mundial em 1/3 nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento da produção global.

Veolia e Danone

Outra parceria importante que a Veolia fez foi com a Danone que tem como objetivo inovar e otimizar o gerenciamento de recursos naturais. A parceria abrange todos os aspectos do ciclo da água, gestão de resíduos, agricultura sustentável e eficiência energética.

A Veolia participa do projeto “Zero Water”. A planta de produção de nutrição especializada da Danone em Poços de Caldas, Brasil, define o padrão para a indústria como um todo. Em junho de 2021, foi certificado pelo Carbon Trust em três objetivos ambientais principais: neutralidade de carbono, redução de água e zero de resíduos para aterro. O site ajudou a Danone a se tornar a primeira grande empresa de alimentos do setor a obter a certificação B Corp no Brasil. Em última análise, a fábrica é um projeto para as unidades da Danone em todo o mundo e é um passo significativo para os negócios, pois pretende atingir o zero líquido até 2050.

Para tanto, uma das ações é que a planta passe a utilizar como fonte de água em sua fábrica também , a água de chuva, transformando-a em água potável, de acordo com as demandas existentes na fábrica.


LEIA TAMBÉM: HUBGRADE VEOLIA: UMA INOVAÇÃO DIGITAL NO TRATAMENTO DE ÁGUA


Nesta parceria a Veolia realiza o tratamento da água de reuso, englobando os serviços de engenharia, gerenciamento, comissionamento, supervisão de montagem e partida dos equipamentos fornecidos pela Veolia.

Para atingir os objetivos da Danone a Veolia forneceu, Sistema de filtração através de Filtro Disco FILTROMAX@ que são filtros auto-limpantes de alta performance utilizados em sistema onde há necessidade de proteção à entrada de partículas nos sistemas subsequentes. Além desse equipamento, o projeto conta com Skid de ULTRAFILTRAÇÃO – UFLEX A, tecnologia com membranas de ultrafiltração capaz de remover os sólidos suspensos, partículas coloidais de elevado peso molecular e contaminantes microbianos, conta também comum skid Lâmpada UV para controle de desinfecção e comum Sistema de Dosagem de Hipoclorito de sódio.

Tecnologia Veolia para Reuso de Água

Não há simplesmente uma única tecnologia capaz de garantir a qualidade de água para o reúso, mas sim a combinação de sistemas e equipamentos tais como clarificação, filtração, membranas, carvão ativado, ultravioleta etc. A associação dessas tecnologias dependerá de alguns critérios importantes: capacidade da planta, tipo e concentração dos contaminantes presentes na água a tratar, finalidade da água de reúso, área e custos de implantação da planta de tratamento.

A Veolia possui a linha completa de equipamentos e sistemas para o tratamento de águas visando reúso. Para etapas de clarificação, a empresa possui o Actiflo e o Multiflo, que são processos físico-químicos de altas-taxas e de grande eficiência na remoção de material em suspensão e certos compostos orgânicos e inorgânicos.

Na área de filtração, existe uma gama de equipamentos para essa finalidade: Discfilter/Drumfilter, filtros por gravidade de alta taxa (TGV) ou fechados com diversos tipos de materiais filtrantes, membranas de micro (MF), ultra (UF) e nanofiltração (NF), além de sistema de osmose reversa (RO) e eletrodiálise reversa (EDR) para a remoção da salinidade dos efluentes a tratar.

Em sistemas biológicos, a Veolia conta com grande experiência nos processos de bioreator com membranas (MBR), reatores com mídias plásticas e leito em movimento (MBBR) e tecnologia de digestão anaeróbia Biothane: reatores de altas taxas UASB, EGSB, além do sistema Memthane, que agrega a membrana de ultrafiltração em sua tecnologia.

Essas são tecnologias que permitem qualificação da água como reúso, podendo ser utilizadas em diversas aplicações operacionais nas indústrias de Alimentos & Bebidas, tais como geração de energia, água de caldeiras, torres de resfriamentos, sanitários, jardinagem e reaproveitamento Clear-in-place (CIP) presentes em processos industriais

Passos em Frente

Agora você deve ter um entendimento mais sólido sobre a importância da reutilização da água e seus benefícios. Deseja dar o próximo passo para melhorar seu negócio e o uso de água?
Contate-nos, teremos muita satisfação em apresentar nossas soluções. Visite o site da Veolia Water Technologies LATAM para obter mais informações úteis e detalhes sobre os serviços.

A Veolia é uma especialista líder de confiança em tratamento de água em todo o mundo. A Veolia tem 400 projetos de reciclagem e reutilização de água em muitos países em todos os continentes. A equipe oferece uma ampla gama de serviços e produtos que cobrem todos os tipos de tratamento de água e necessidades de gerenciamento de instalações.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO: QUAL O NOVO PAPEL DAS AGÊNCIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS A PARTIR DO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: O PAPEL DO BRASIL NA COP26