NOTÍCIAS

Resultados da primeira planta piloto de MABR ZeeLung da Europa

Planta piloto de MABR na Itália demonstrou ser capaz de reduzir o consumo de energia

 

planta-piloto-de-mabr-img01-0517

 

A companhia italiana de serviços ambientais Servizi Ambientali e a GE Water compartilharam os resultados da primeira planta piloto europeia com a tecnologia de Biorreator Aerado em Membrana (MABR) ZeeLung da GE.

A planta piloto na Servizi Ambientali, que está instalada em uma estação de tratamento de efluentes em Borghetto Santo Spirito no noroeste da Itália, está testando o ZeeLung juntamente com o LEAPprimary, tratamento primário avançado da GE.

A planta piloto demonstrou:

– Economia na energia de aeração de quatro a cinco vezes, comparada com a aeração de bolhas finas,
– Potencial para reduzir o volume biológico em 50 porcento, comparado com o processo de lodo ativado convencional, mantendo os mesmos limites do efluente, e
– Remoção de nitrogênio de até 80 porcento sem ser necessário a recirculação interna do nitrato.

“Isso está nos ajudando a entender o nosso potencial de reduzir o consumo de energia enquanto aumentamos a capacidade de tratamento, e obtemos maior remoção de nutrientes, sem expandir a nossa pegada”, disse Giovanni Paolo Paganelli, gerente geral da Servizi Ambientali.

O projeto também testou o potencial para atingir neutralidade em energia usando a tecnologia de digestão avançada Monsal da GE em um projeto futuro. Foi antecipado que se implementado em escala total, o processo de tratamento da planta piloto, combinado com a digestão anaeróbia avançada, pode atingir a neutralidade em energia.

A planata piloto partiu em dezembro de 2016 e vai operar até setembro de 2017.

Foto: Servizi Ambientali

Fonte: Desalination Biz, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Acesse e conheça os produtos e serviços da GE Water

Notícias relacionadas:

Solução ZeeLung da GE é utilizada pela primeira vez na Europa