Documento da CCS Brasil apresenta o potencial de captura do carbono no país além de setores e regiões mais poluentes
A CCS Brasil, organização sem fins lucrativos que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) no país, divulga na terça-feira, dia 16 de maio, o 1º Relatório Anual sobre o cenário desse segmento no Brasil. O documento, que será lançado ao público em uma live a partir das 18 horas no canal EPBR, apresentará números inéditos sobre as possibilidades relativas ao mercado de CCS no país, incluindo as perspectivas anuais sobre quantas toneladas de CO2 podem ser retiradas da atmosfera, setores e regiões mais poluentes e aqueles com maior potencial para a captura e armazenamento de carbono.
O objetivo do relatório é oferecer um panorama completo sobre a atividade, inclusive com cases e exemplos de utilizações já existentes, como o CCS aplicado à produção de bioenergia (BECCS) e de hidrogênio azul além de detalhes como melhores locais e possibilidades relativas ao transporte e ao armazenamento do carbono no solo.
“O relatório apresenta dados e informações exclusivas coletados a partir de estudos e análises sobre o cenário do CCS, sobre as características das regiões e dos setores produtivos. O documento é uma ótima fonte não apenas para a consulta como para o desenvolvimento de todo o mercado de CCS e pode colaborar para a sua expansão, além de elaboração de políticas públicas favoráveis ao segmento”, explicam Isabela Morbach e Nathalia Weber, cofundadoras da CCS Brasil.
LEIA TAMBÉM: REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO: POSSÍVEIS ALTERNATIVAS REGULATÓRIAS
O relatório também será apresentado em dois importantes eventos para CCS em Houston, no Texas, Estados Unidos (ambos fechados para convidados). O primeiro deles, o AAPG CCUS Conference, ocorrerá de 25 a 27 de abril, e contará com a presença de especialistas com foco em armazenamento de CO2. O segundo em que o Relatório será apresentado é o Offshore Technology Conference, tradicional evento de tecnologias principalmente do setor de energia de aplicação offshore, que será realizado entre 1° e 5 de maio.
A partir de 16 de maio, o relatório na íntegra também estará disponível no site: https://www.ccsbr.com.br/
Sobre a CCS Brasil
A CCS Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) no país, um processo que visa trazer um impacto sustentável positivo para a sociedade e que reúne diversas tecnologias para a captura do CO2, transporte e armazenamento permanente do gás carbônico em formações rochosas profundas. A CCS Brasil promove a cooperação entre todos os entes que podem participar dessa cadeia produtiva, que incluem empresas financiadoras, indústrias, governo, universidades e a sociedade, visando o desenvolvimento desse mercado.
Fonte: Tree Comunicação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COMO A BASF AUMENTOU EM 43% O REAPROVEITAMENTO DO USO DA ÁGUA NA AMÉRICA DO SUL EM UM ANO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CÂMARA AVALIA URGÊNCIA PARA LEI DE ENERGIA EÓLICA EM ALTO-MAR; BRASIL PRECISA?