Notícias

Para garantir qualidade da água, DAE Jundiaí/SP coleta amostras na cidade

Publicado em 30/04/2021 às 08:15:47

“Residências, comércios, indústrias, hospitais e Unidades Básicas de Saúde passam pela verificação de qualidade, que também é realizada na represa, Estações de Tratamento de Água, reservatórios e redes de distribuição”

 

laboratorio-unioeste-qualidade-agua

Imagem Ilustrativa

 

Com o intuito de garantir a qualidade e a segurança da água tratada distribuída na cidade, a DAE Jundiaí realiza a coleta de amostras em pontos estratégicos. De segunda a sexta-feira, sempre no período da manhã, a Seção de Coleta e Amostragem do Laboratório de Qualidade sai às ruas para verificar a água. Por mês, cerca de 200 pontos são visitados.

A iniciativa segue a recomendação da PRC n°5, do Ministério da Saúde, sob fiscalização da Vigilância Sanitária. “Os resultados garantem a qualidade no abastecimento público da cidade, o que gera segurança no nosso trabalho e mais confiança ao munícipe”, avalia Karen Cristina Tasaka, gerente do Laboratório de Qualidade da DAE.


LEIA TAMBÉM: ANÁLISES ENCONTRAM RESÍDUOS FARMACOLÓGICOS EM ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO


Coleta

Residências, comércios, indústrias, hospitais e Unidades Básicas de Saúde passam pela verificação de qualidade. A coleta ocorre no cavalete de entrada do imóvel. Amostras das Estações de Tratamento de Água, reservatórios e redes de distribuição também são analisadas.

Segundo Karen, itens como cor, ph, flúor e turbidez são avaliados. “Também realizamos a coleta de amostras de água dos mananciais (como rios, córregos e represas) para identificar como está a qualidade do manancial que abastece a cidade”, complementa.

Além do controle interno e relatórios encaminhados à Vigilância Sanitária, a população também tem acesso aos resultados, que são disponibilizados na conta de água mensalmente e podem ser consultados no Relatório Anual de Qualidade da Água, disponível no site da DAE Jundiaí.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTUDO EXPERIMENTAL ESTIMA VALOR DOS CORPOS HÍDRICOS NA CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM JARAGUÁ DO SUL/SC É AMPLIADA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *